Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 21 de Junho de 2007 às 09:29

    Imprimir


Nesta quinta-feira, dia 21, é celebrado o Dia Nacional de Controle da Asma, presente no calendário oficial de datas comemorativas do Ministério da Saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam entre 100 e 150 milhões de asmáticos em todo o mundo e que este número está aumentando. Um importante fator de risco para a asma é a rinite alérgica, pois onde há alta incidência de asma também é alta a de rinite - fato a ser explicado pela grande correlação entre as duas patologias.

A chegada do frio, o ar seco e a tendência em permanecer em locais fechados e pouco ventilados favorecem uma maior incidência das doenças respiratórias, principalmente as complicações e crises em pacientes com asma e rinite alérgica. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem entre 100 e 150 milhões de asmáticos em todo o mundo.

No entanto, não é só a grande prevalência de asma que desperta a atenção, o que preocupa também é o aumento do número de casos ao longo dos últimos anos. As pesquisas têm demonstrado que aproximadamente 80% dos pacientes asmáticos sofrem também de rinite alérgica, sendo que as pessoas que têm rinite alérgica apresentam três vezes mais chances de desenvolver asma.

A gravidade da doença, portanto, pode ser percebida por outro número ainda mais alarmante: seis pessoas morrem no Brasil, por dia, vítimas da asma, um reflexo da falta de tratamento preventivo e apropriado. Os pesquisadores especializados definem asma e rinite alérgica como uma doença da via aérea única.

Para tratar simultaneamente as duas enfermidades, asma e rinite alérgica, a classe médica tem usado uma nova classe de fármacos denominados antileucotrienos. Esses medicamentos agem como antiinflamatórios da via aérea, controlando tanto a rinite alérgica quanto a asma.





Fonte: Tangará Repórter

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220615/visualizar/