Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 20 de Junho de 2007 às 07:32

    Imprimir


O município de Denise, localizado a 208 quilômetros de Cuiabá, realizará no dia 22 de junho, o 3º Ciclo de Palestras sobre Heveicultura na Região do Médio Norte. O evento, promovido pelo terceiro ano consecutivo, tem o objetivo de debater a cultura da seringueira, que desponta como uma das atividades econômicas potenciais dos municípios da região Médio Norte. O Ciclo tem como público alvo produtores de seringueira, prefeitos, vereadores e empresas do ramo. "Vamos discutir o desenvolvimento da cultura na região e apresentar os resultados do Projeto Culturas Perenes, que a prefeitura de Denise e parceiros desenvolvem há 6 anos", explicou o prefeito da cidade, Israel Antunes Marques.

O projeto Culturas Perenes tem como objetivo tornar a propriedade rural auto-sustentável, enfatizando o aspecto ambiental e a geração de emprego e renda. A seringueira é uma espécie utilizada para reflorestamento e por isso pode ser contabilizada como reposição florestal regulamentada pela Lei Estadual nº. 233 de 21 de dezembro de 2005.

O projeto, que teve início em 2001, já beneficiou 112 famílias no município com a produção de 800 mil mudas de seringueira. A área plantada é de mil hectares e a fase de produção irá começar a partir de 2009. As mudas são subsidiadas pela prefeitura aos produtores do município que pagarão no prazo de 13 anos, com carência de oito anos em equivalência produto. Cada muda equivale a 1.100 quilos de borracha. As mudas são entregues nas propriedades e os agricultores mais carentes são beneficiados com o preparo da terra. A assistência técnica é realizada por um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola, contratados pela prefeitura exclusivamente para esta finalidade.

O prefeito disse que as mudas podem ser produzidas de duas formas: de sacolinha e de raiz nua. As mudas de sacolinha são desenvolvidas em sacolas plásticas por um período de 10 meses. Após esse período são enxertadas e assim estão prontas para o plantio. As mudas de raiz nua são desenvolvidas direto no solo onde posteriormente são arrancadas, parafinadas e podem ser plantadas direto no campo com gel ou transplantada para sacolinha. Após o segundo lançamento pode ser levada para o campo. O plantio da muda de seringueira deve ser feito no período chuvoso. O início da fase produtiva acontece quando a árvore estiver com 50 centímetros de circunferência a um metro do solo, o que deve ocorrer com aproximadamente sete anos.

A cultura traz grandes vantagens ao produtor. As mudas se adaptam bem na grande maioria dos tipos de solo, com restrição em solos rochosos ou com formação de laje no subsolo. O período de exploração durante o ano é de 10 meses. A fase produtiva útil é de 35 a 40 anos. A produção média por árvore chega a 800 gramas de borracha por mês/árvore e a produtividade média por hectare é de 400 quilos de borracha por mês.

O prefeito relata que com este projeto Denise saiu de uma área plantada de 250 hectares para 1.250 hectares. "Até o final de 2008 a meta é atingir duas mil hectares proporcionando incremento de produção de 800 toneladas, o que vai gerar cerca de 400 empregos diretos e 1.200 indiretos", disse Isrrael Marques.

Confira a programação do evento:

8h15 – Inscrição;

8h45 – Abertura;

9h10 – Palestra: Reposição Florestal no Programa MT Regional - Clóves Felício Vetoratto/Secretário de Assuntos Estratégicos do Estado de Mato Grosso;

9h40 – Palestra: Heveicultura no Contexto Atual- Getúlio Ferreira Junior/inciativa privada;

10h40 – Palestra: Formação de Mudas e Implantação de Seringal- Getúlio Ferreira Junior;

11h40 - Almoço;

13h15 – Palestra: Implantação e Condução do Seringal - José Fernando Benési/Pesquisador Cientifico da Secretaria de Agricultura de São Paulo - Estação Experimental de Colina;

14h15 – Palestra: Seringueira no Cerrado de Mato Grosso - Milto Luiz/Engenheiro Florestal - empresa privada;

14h45 – Palestra: Sistema de Exploração da Seringueira - Rafael Bortolazzo/Engenheiro Florestal;

15h15 – Palestra: Consorciação de Seringueira com Culturas de Importância Econômica para Mato Grosso - Adriano Tosoni Aguiar/Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas (SP);

16h15 – Visita ao Viveiro Municipal.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220783/visualizar/