Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 20 de Junho de 2007 às 01:36

    Imprimir


O governo federal distribui amanhã (20) um selo para os municípios brasileiros com menos de 4% de analfabetos na sua população, considerados livres de analfabetismo. Entre 5.560 cidades, apenas 64 conseguiram a façanha de atingir índices considerados avançadíssimos. Um sinal das desigualdades educacionais brasileiras, todos esses municípios se concentram em cinco Estados - 40 deles apenas no Rio Grande do Sul.

A cerimônia em que os 64 prefeitos vão receber o selo de Cidade Livre do Analfabetismo acontece amanhã (20) no Palácio do Planalto, com o presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad. A intenção é celebrar o alcance da meta, que o Brasil persegue, mas ainda está longe de atingir universalmente. Hoje, o índice nacional chega a 13%. No início do primeiro mandato de Lula era de 16%.

Uma realidade bem diferente da de São João do Oeste (SC), cidade que tem o menor número de analfabetos do País: apenas 0,91% dos pouco mais de 5 mil habitantes. Em segundo lugar aparece Morro Reuter (RS), também com pouco mais de 5 mil moradores. Entre as primeiras 20 cidades com menos analfabetos estão localidades pequenas. Apenas duas - Blumenau e Jaraguá do Sul, ambas em Santa Catarina - podem ser consideradas médias, com mais de 100 mil habitantes. As demais têm, no máximo, 30 mil moradores. São Paulo, o Estado mais rico do País, tem apenas três na lista: Águas de São Pedro, São Caetano do Sul e Santos.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220798/visualizar/