Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 19 de Junho de 2007 às 21:12

    Imprimir


O procurador-geral da República, Antônio Fernando Sousa, e o advogado-geral da União, José Antônio Dias Tóffoli, defenderam hoje o uso de escutas telefônicas em investigações criminais.

O assunto foi tema da primeira reunião na qual participaram o diretor da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Paulo Barreto, e o secretário de assuntos legislativos do Ministério, Pedro Abramovay.

Há no Ministério da Justiça uma proposta, enviada por advogados e juristas, sugerindo uma série de medidas visando a regulamentação para utilização de escutas telefônicas. Segundo o ministro Tarso Genro (Justiça), a proposta só será concluída depois de debatida com vários segmentos da sociedade.

De acordo com Tóffoli, seria praticamente impossível realizar determinadas investigações se não fossem feitas as escutas telefônicas --os chamados popularmente "grampos". "Sem os grampos não seriam desvendados os crimes. [Mas] precisam ser feitos aperfeiçoamentos", disse.

Tóffoli disse ainda que o trabalho de análise das escutas também deve ser feito com critério. "Em matéria de interpretações telefônicas é necessário identificar o que interessa e o que são conversas pessoais".

Por meio de sua assessoria de imprensa, Sousa também apoiou os estudos para regulamentar a utilização de escutas telefônica. "A reunião serviu para estabelecer mecanismos para dar a máxima segurança aos procedimentos de interceptação telefônica de modo a preservar ao máximo a integridade desse importante instrumento de investigação", disse o procurador-geral, por meio de assessores.

A reunião realizada hoje foi a primeira entre integrantes de grupos de trabalho do Ministério da Justiça e do Ministério Público que buscam sugestões para formular a atuação conjunta entre várias áreas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220813/visualizar/