Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 20 de Abril de 2013 às 08:05

    Imprimir


O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Valdecir Luiz Colle (PSD) levou uma ‘cutucada’ da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT). A petista, em resposta à reclamação do gestor de que o governo federal deve R$ 91 milhões aos municípios, apontou que as perdas financeiras apontadas ocorrem na verdade por falha nos projetos. 



A má execução dos planos que são enviados ao governo, segundo Ideli, são um dos principais pontos de atraso para recebimento de verba, e não ocorrem, portanto, por uma má disposição da presidente Dilma Rousseff (PT). Ela destaca ainda que muitas vezes as obrigações legais de contratos não são cumpridas e por isso não podem ser concretizadas. 



“Os atrasos ocorrem por culpa de gestores que não cumprem com as obrigações legais. Se os recursos forem liberados nessas condições, pode haver penalizações”, destacou. 



Durante o encontro com a ministra, Valdecir Colle apresentou um relatório em que aponta que do montante devido pelo governo federal aos municípios, R$ 56 milhões, é referente a contratos para construção de casas populares e pavimentação, entre outros, repassados pela Caixa Econômica Federal. Os valores estariam em atraso desde 2009 e, segundo o social-democrata, inviabiliza investimentos. 



“O atraso está inviabilizando investimentos em setores e prejudicando os novos gestores que assumiram em janeiro. Esperamos que a Ideli possa ser essa interlocutora com a presidente”, completou o presidente da AMM. 



Outros apontamentos foram feitos à ministra no Encontro de Novos Prefeitos, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Na ocasião, foram apresentados também pedidos de esclarecimentos em áreas estratégicas de desenvolvimento focado para os municípios. Saúde, educação, e principalmente mobilidade urbana, com foco nas rodovias, foram os principais temas. 



A ministra Miriam Belchior também falou aos prefeitos e destacou que a aproximação entre governo federal e municípios foi uma determinação da própria presidente. A justificativa foi a identificação de que os prefeitos são as fontes mais fiéis e diretas sobre as problemáticas das referidas população, pela convivência próxima com as dificuldades das cidades. 



Recursos - A esfera federal detém mais de 60% dos recursos e o sistema de emendas está cada vez mais reduzido. Em contrapartida, os programas federais têm expandido a atenção aos municípios com maior oferta de recursos. (PV) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/22082/visualizar/