Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Junho de 2007 às 06:01

    Imprimir


O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, ordenou hoje a criação de uma comissão especial para investigar a humilhante derrota das forças de segurança da Autoridade Nacional Palestina (ANP) na Faixa de Gaza.

A comissão será chefiada por Taeb Abdel Raheem, disseram fontes da Presidência, e deverá estudar por que as forças de segurança palestinas não conseguiram conter a milícia do movimento islâmico Hamas na semana passada.

Segundo a agência palestina "Ma''an", Abbas tem enfrentado nos últimos dias o pedido de uma série de líderes de seu partido, o Fatah, para julgar o ex-homem forte de Gaza, Mohammed Dahlan, acusado pela vitória dos islamitas.

O Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza em seis dias, sem que as forças de segurança palestinas fizesem nada para impedi-lo.

Dahlan estava no Egito e só retornou a Ramala depois que a Faixa caiu nas mãos do Hamas.

Outro dos altos comandantes de segurança acusados pelo fracasso é o ex-chefe da Segurança Preventiva, Abu Shabak, braço-direito de Dahlan.

A iniciativa para processar Dahlan e seu assessor é dirigida pelo ex-secretário do Fatah em Gaza, Hussam Udwa, que acusa os ex-altos comandantes de não terem previsto um motim entre as tropas.

Segundo fontes diferentes, durante o avanço do Hamas na Faixa de Gaza, 500 homens das forças de segurança palestinas mudaram de lado, o que provocou a desordem entre as tropas leais ao Fatah.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221182/visualizar/