Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Junho de 2007 às 05:54

    Imprimir


Dezenas de supostos rebeldes xiitas - 20 segundo o Exército dos EUA e pelo menos 40 segundo a Polícia iraquiana - morreram hoje em uma operação militar das forças de coalizão em Amarah, capital da província de Maysan, no sul do Iraque.

Segundo policiais iraquianas, as forças britânicas no sul do país lançaram uma ofensiva contra a milícia "Exército Mehdi", leal ao clérigo xiita Moqtada al-Sadr, matando pelo menos 40 milicianos e ferindo dezenas, além de um número indeterminado de civis.

A ofensiva, que também incluiu a cidade vizinha de Majar al-Kabir, tem como objetivo "desmantelar uma célula secreta que fornecia explosivos e armas iranianas aos rebeldes, e que enviava milicianos para treinar no Irã", segundo um comunicado do comando militar dos EUA.

"Tanto Amarah quanto Majar al-Kabir foram um refúgio seguro para células terroristas ligadas ao Irã e a outros grupos que têm contatos com os serviços de inteligência iranianos", acrescenta a nota.

Segundo as fontes, os enfrentamentos ainda continuam e as tropas britânicas reforçaram sua presença na região. Pára-quedistas aterrissaram em Majar al-Kabir para controlar a situação e evitar que os combates se espalhem pela região.

Amarah é uma cidade predominantemente xiita localizada perto de Basra, a capital do sul do Iraque e segunda maior do país.

Em abril, as tropas britânicas no sul do Iraque cederam o controle da segurança na província de Maysan às forças iraquianas, apesar de ainda intervirem em grandes ações como a de hoje.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221183/visualizar/