Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 17 de Junho de 2007 às 15:15

    Imprimir


Do G1 - O balanço parcial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil mostra que 55,5% das crianças menores de cinco anos foram imunizadas neste sábado (16). Segundo o Ministério da Saúde, o índice representa 9,5 milhões de crianças do total de 17,2 milhões nessa faixa etária no país.

De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, as informações foram repassadas pelos estados e municípios brasileiros até as 18h30 de sábado. Muitas cidades, segundo a assessoria, ainda não enviaram seus números e não houve como fazer um balanço total da campanha. Os dados completos devem ser divulgados apenas na primeira semana de agosto.

Ainda segundo a assessoria, os coordenadores da campanha avaliaram o balanço parcial como satisfatório. Eles acreditam que conseguiram atingir a meta de vacinar 16,3 milhões das crianças (95%). No entanto, isso só poderá ser confirmado quando todas as cidades enviarem seus dados.

O balanço preliminar por região indica coberturas de 68,1% no Sul, 54,7% no Sudeste, 53,7% no Nordeste, 50,9% no Centro-Oeste e 50,8% na região Norte.

A vacinação continua nos postos de saúde. A segunda etapa da campanha será no dia 25 de agosto e todas as crianças deverão tomar a vacina novamente como reforço.

Erradicação

A estratégia de aplicar a vacina oral contra a poliomielite em massa foi adotada em 1980, ano no qual foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a doença. Cerca de 18 milhões de crianças foram vacinadas. A doença está erradicada no país desde 1989, quando foi registrado o último caso de pólio em Sousa, na Paraíba.

A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221244/visualizar/