Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Junho de 2007 às 11:20

    Imprimir


Um general sérvio acusado de crimes contra a humanidade por ordenar a matança de albaneses em Kosovo em 1998 e 1999 foi preso neste domingo e encaminhado ao tribunal de crimes de guerra em Haia, na Holanda.

Vlastimir Djordjevic é o segundo foragido sérvio preso em três semanas. Djordjevic foi acusado em outubro de 2003 por sua participação em um ataque brutal sérvio contra guerrilheiros separatistas albaneses entre 1998 e 1999.

A prisão de Djordjevic marca uma mudança de rumo no governo sérvio, com um mês, depois de um ano de inércia e levanta a questão sobre a possibilidade de o foragido mais procurado pelo tribunal, Ratko Mladic, ser colocado em custódia. Djordjevic foi preso na cidade costeira de Budva, na vizinha Montenegro, informou à Reuters o chefe do conselho da Sérvia para cooperação com Haia, Rasim Ljajic.

"Foi uma ação conjunta da polícia sérvia e montenegrina e o tribunal de Haia", disse Ljajic. "Ele está a caminho de Haia."

Um porta-voz do tribunal confirmou a captura de Djordjevic.

A mídia local de Montenegro divulgou que Djordjevic estaria trabalhando em Budva há dois meses e que havia deixado crescer uma barba.

Montenegro não havia sido mencionado como um possível esconderijo de Djordjevic, pois acreditava-se que ele teria fugido para a Rússia anos atrás.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221273/visualizar/