Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Junho de 2007 às 08:07

    Imprimir


O governo de Israel suspendeu o fornecimento de combustível à faixa de Gaza por razões de segurança e depois que foram registrados problemas na transferência do combustível derivado do petróleo nos pontos de fronteira, informou neste domingo o ministro da Infra-Estrutura de Israel, Benjamin ben Eliezer.

O ministro disse que Israel suspendeu a oferta de ajudas à ANP (Autoridade Nacional Palestina) até que se esclareça a questão relacionada ao combustível.

Segundo fontes militares, nas últimas horas, houve resistências na passagem de Karni (principal via de acesso de combustível e produtos a Gaza), pois milicianos do Hamas tentam tomar o controle dos suprimentos que entram na faixa de Gaza.

A companhia israelense Doron Alon, que fornece gás e gasolina ao território palestino, suspendeu hoje suas atividades de abastecimento à faixa de Gaza devido aos problemas em fazer o produto chegar de forma efetiva, mas informou que continuará a fornecer o combustível necessário para o funcionamento da unidade de eletricidade de Gaza.

Ontem, o governo israelense autorizou o envio de alimentos e suprimentos básicos para a faixa de Gaza através do passagem de Karni, para evitar uma crise humanitária no território. Israel controla o terminal de cargas de Karni, a fim de controlar o fluxo de bens para dentro e para fora de Gaza.

O premiê israelense, Ehud Olmert, disse que apoiará o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, enquanto os dois movimentos palestinos, o Fatah (da Abbas) e o Hamas, se enfrentam.

Na quinta-feira (14) o Hamas declarou vitória na faixa de Gaza após tomar o principal complexo de segurança do Fatah na Cidade de Gaza, dizendo que o "último bastião da corrupção" do Fatah foi derrubado.

Abbas, então, dissolveu o governo de coalizão formado pelos dois movimentos e indicou o ministro das Finanças, Salam Fayyad, para o cargo de premiê, em substituição a Ismail Haniyeh, do Hamas, que foi destituído após a ação do grupo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221316/visualizar/