Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Junho de 2007 às 23:49

    Imprimir


O general que investigou as humilhações cometidas por soldados norte-americanos contra iraquianos na prisão de Abu Ghraib disse em declarações à imprensa divulgadas neste sábado que os funcionários do Pentágono mentem ao negar que conhecem as fotografias que originaram o escândalo.

O maior general do exército, Antonio Taguba, disse que apesar de ter discutido os conteúdos do informe com Donald Rumsfeld um dia antes de o dossiê ser entregue ao Congresso, Rumsfeld --então secretário de defesa-- disse desconhecer a magnitude dos abusos.

"Ele [Rumsfeld] está mentindo para salvar a si mesmo e a um monte de gente", disse Taguba ao "The New Yorker", referindo-se às declarações do ex-secretário de Defesa de 07 de maio de 2004.

As fotografias tiradas por carcereiros americanos que humilhavam prisioneiros iraquianos nus, encapuzados, amarrados com correntes ou amontoados em forma de pirâmide impactaram o mundo e se transformaram em uma das poucas coisas que o presidente dos EUA, George W. Bush, admitiu lamentar com relação à guerra.





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221330/visualizar/