Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Junho de 2007 às 19:43

    Imprimir


O colombiano Manuel Elkin Patarroyo, descobridor da primeira vacina contra a malária e Prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa Científica, assegurou hoje que no final do próximo ano ou começo de 2009 haverá uma vacina contra a malária totalmente eficaz.

Patarroyo, que encerrou em Salamanca (oeste) o 14º Congresso Nacional da Sociedade Espanhola de Medicina Geral, lembrou que morrem de malária cerca de 3 milhões de pessoas por ano.

Acrescentou em declarações aos jornalistas que a primeira vacina chegou a proteger entre 30% e 50% da população maior de um ano e com ela foram vacinadas mais de 100 mil pessoas.

Assinalou que uma vez que a nova vacina esteja disponível, 2,5 milhões de pessoas deverão ser protegidas por ela, por isso que estima que aos seus 85 anos (agora tem 60) poderá ver o resultado final de um trabalho que começou quando tinha 17.

No entanto, assinalou que seu "projeto de vida" não é alcançar esta meta, mas projetar uma "fórmula universal" para fazer uma vacina aplicável a doenças como hepatite, tuberculose, câncer de útero ou do sistema linfático.

Patarroyo, que também possui a nacionalidade espanhola, lembrou que a cada ano morrem por malária cerca de três milhões de pessoas no mundo a um ritmo aproximado de um doente por segundo.

Com sua primeira vacina foram tratadas mais de 100 mil pessoas, e, embora sua efetividade tenha sido de 50%, "ninguém conseguiu igualá-la em 21 anos", concluiu o cientista.





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221362/visualizar/