Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Junho de 2007 às 18:49

    Imprimir


Milhares de pessoas homenagearam hoje em Londres a rainha Elizabeth 2ª na comemoração oficial dos 81 anos da monarca, que, como manda a tradição, contou com um colorido desfile militar que terminou com uma exibição de aviões de guerra.

Apesar de a soberana ter nascido em 21 de abril, o aniversário é comemorado oficialmente em um sábado de junho para aumentar as possibilidades de fazer um tempo bom, de modo que o público possa participar.

O imprevisível clima londrino deu uma trégua à rainha durante quase toda a cerimônia, que, no entanto, terminou de baixo de uma chuva torrencial.

Cerca de 1.100 soldados participaram da parada conhecida como "Trooping the Colour", que data do século 18, quando os soldados eram ordenados antes da batalha por bandeiras ou cores conforme sua categoria.

Elizabeth 2ª, a monarca mais velha da Europa, assistiu este ato solene anualmente durante seus 55 anos de reinado, com exceção de 1955, quando as comemorações foram suspensas por uma greve nacional.

A rainha, junto com seu marido, o príncipe Philip, duque de Edimburgo, fez o tradicional percurso por The Mall --a avenida que liga a praça Trafalgar com o palácio de Buckingham-- em uma carruagem de marfim de 1842.

Usando um tailleur de cor verde combinando com um chapéu, Elizabeth 2ª percorreu The Mall acompanhada de outros membros da Família Real.

Dois dos filhos da rainha, o príncipe Charles --herdeiro ao trono-- e a princesa Anne, assim como o primo da rainha, o duque de Kent, escoltavam a monarca uniformizados e montados em cavalos.

Também acompanharam Elizabeth 2ª o príncipe William, filho mais velho de Charles, que vestiu um uniforme (o príncipe também é subtenente do Exército); Camilla Parker Bowles, segunda esposa do herdeiro da Coroa; o príncipe Andrew (terceiro filho da rainha) e suas duas filhas, as princesas Beatrice e Eugenie.

A ausência mais notável foi a do príncipe Harry, também subtenente do Exército, que está em manobras no Canadá.

Após atravessar a avenida, a comitiva chegou ao palacete da guarda montada, o Horse Guards Parade, onde a rainha passou em revista os 1.100 soldados que participaram do evento vestidos com uniforme de gala e com um típico chapéu negro.

Entre os presentes estavam o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, e sua esposa, Cherie; a ministra de Assuntos Exteriores, Margaret Beckett, e a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher.

Após a cerimônia, a Família Real voltou ao Palácio de Buckingham para saudar do balcão principal a multidão, que ovacionou a monarca agitando bandeirinhas britânicas.

Em seguida, a realeza e a multidão contemplaram o vôo de aviões da Força Aérea Britânica, apesar de a chuva torrencial que já estava caindo sobre Londres ter diminuído o brilho da cerimônia.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221375/visualizar/