Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 16 de Junho de 2007 às 13:46

    Imprimir


A cidade de Campo Novo do Parecis (396 quilômetros de Cuiabá) é uma das 52 cidades brasileiras que participam do revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007. A Tocha vai abrir os I Jogos Interculturais Indígenas de Mato Grosso devem reunir, de 27 a 30 de junho, cerca de 400 atletas índios de diversas etnias. Entre as competições esportivas, o evento terá as modalidades de Hipipi (arco e flecha), lutas corporais, jikunahati (cabeça-bol), arremesso de lança, corrida de tora e natação de rio.

Em Campo Novo, o fogo olímpico participará da cerimônia do 'fogo ancestral', onde a tocha acenderá a grande Pira Olímpica, às margens do rio Sacre, às 9h, na aldeia Quatro Cachoeiras. Além da cerimônia, outro momento marcante para a cultura indígena e de forte simbolismo para a passagem da tocha, será a execução do hino nacional brasileiro, que será cantado em Tupi-Guarani , pela nação indígena Assurini, que virá de Tucuruí (PA).

O guarani é a língua indígena do sul da América do Sul, falada pelos povos pertencentes ao grupo dos tupis-guaranis que habitavam a região desde a colonizaçao do Brasil pelos portugueses, e que a utilizaram desde o descobrimento até boa parte do século XVIII como a principal língua no sul do Brasil, o que acabou influenciando fortemente a língua portuguesa brasileira.

Concluída a cerimônia indígena, a Tocha inicia, no final da tarde, o revezamento oficial do símbolo, onde fará um percurso de quatro quilômetros pelas principais ruas do município. Os Jogos Interculturais foi criada este ano, após cinco anos de realização de competições independentes nas aldeias. O evento tem como objetivo despertar nos jovens indígenas o reconhecimento de seus valores, além de promover a interação entre as sociedades, fortalecendo a identididade indígena. A tocha chegará em Cuiabá no dia 26 de junho e cumprirá um percurso de 28 quilômetros pelas principais ruas da capital. A Tocha foi acesa no dia 04 de junho, em Teotihuacan, na cidade do México.

Mato Grosso tem cerca de 25 mil índios de 42 etnias, entre elas a etnia Paresi que participa do ritual de recepção à tocha pan-americana. Campo Novo do Parecis tem 18 anos e população aproximada de 25 mil habitantes.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221428/visualizar/