Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 16 de Junho de 2007 às 12:15

    Imprimir


O Congresso colombiano aprovou ontem uma lei defendida pelo presidente Álvaro Uribe que dá a casais homossexuais direitos similares aos dos heterossexuais. A medida deve entrar em vigor em breve.

Com isso, a Colômbia passará a ser o primeiro país da América Latina a reconhecer direitos plenos de casais gays.

Sob a nova lei, casais homossexuais em relacionamento estável terão direito à herança e, caso haja separação, à divisão dos bens adquiridos durante a relação. Fica também assegurado o compartilhamento de seguro saúde e outros benefícios.

Cidades como Buenos Aires, na Argentina, e a Cidade do México já haviam reconhecido a união homossexual, mas a Colômbia passará a ser o primeiro país na América Latina a conceder esse direito aos gays.

O Senado havia aprovado uma versão similar em abril. Agora, os dois órgãos devem chegar a um texto unificado antes de submetê-lo à assinatura de Uribe, na próxima semana.

"Essa é uma vitória que parecia impensável há alguns meses", afirmou o senador Armando Benedetti, governista. Opositores e a Igreja Católica criticam a nova lei temendo que ela abra caminho para o casamento gay ou para a adoção de crianças por parte de casais homossexuais.





Fonte: Agências Internacionais

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221438/visualizar/