Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 16 de Junho de 2007 às 09:37

    Imprimir


A secretaria municipal de Saúde está desenvolvendo a campanha de detecção de casos novos de diabetes e hipertensão em Diamantino.

O objetivo é rastrear novos casos de diabetes e hipertensão na população acima de quarenta anos de idade, afirma a secretária municipal de Saúde, Marineze de Araújo Meira.

Esta campanha teve início no mês de maio com a intensificação de algumas ações de busca de novos casos, com os procedimentos sendo realizados em todas as unidades de saúde de Diamantino.

Durante a Campanha, as ações de busca e controle de novos casos de diabetes Melitus e hipertensão arterial serão executadas pelas equipes de saúde, com visita às famílias de pacientes já identificados como diabéticos e hipertensos para exame de coletividade por serem pessoas mais propensas a desenvolverem estes agravos por conta da hereditariedade, explica a secretária municipal.

As ações irão continuar, com exames de coletividade em firmas, empresas e comércio da cidade, sempre nos funcionários acima de 40 anos.

Paralelamente, serão distribuídos conteúdos didáticos sobre o mesmo tema nos estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços, unidades de saúde e nos domicílios e divulgação na mídia, para esclarecimento público.

A secretaria dispõe de um stand nos jogos da Copa Bengalão, onde disponibiliza os testes de glicemia, cálculo de índice de massa corpórea (IMC), verificação de pressão arterial, educação em saúde, distribuição de material educativo e orientações sobre os agravos e complicações das doenças.

Diamantino é um dos poucos municípios do Estado que oferta e garante as medicações aos pacientes portadores de diabetes e hipertensão e disponibiliza a todos os pacientes cadastrados e acompanhados pelas equipes de Saúde da Família. A assistência multiprofissional é dada por médico, enfermeiro, agentes comunitários de saúde, fisioterapeutas, assistente social e psicóloga, por exemplo.

Atualmente em Diamantino, existem 218 pacientes cadastradas e acompanhadas pela equipe de saúde que são portadoras de diabetes. Este número está bem abaixo do parâmetro considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que estima que 7% da população geral de um município sejam portadoras de diabetes. Refazendo a conta, o número de portadores de diabetes no município chegaria a 1.454, considerando o índice da OMS.

Baseado nesse fundamento, a Secretaria Municipal de Saúde resolveu intensificar as ações de levantamento da população na idade susceptível de apresentarem diabetes e hipertensão.

A indicação é para que as pessoas com mais de 40 anos se apresentam na unidade de Saúde do município para fazer o cadastramento e ser acompanhado pelos profissionais da área e ser incluído no programa HIPERDIA e receber então a assistência adequada ao caso, afirma a secretária Marineze de Araújo Meira.

Como saber se é portador de diabetes

Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose (açúcar) no sangue podem apresentar:

Muita sede;

Vontade de urinar diversas vezes;

Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);

Fome exagerada;

Visão embaçada

Infecções repetidas na pele ou mucosas;

Machucados que demoram a cicatrizar;

Fagida (cansaço inexplicável);

Dores nas pernas por causa da má circulação.

Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior freqüência no diabetes ‘2’. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos para descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221459/visualizar/