Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 15 de Junho de 2007 às 14:20

    Imprimir


Uma comissão reunida pela FDA, a agência que regula a venda de fármacos e alimentos nos Estados Unidos, recomendou a suspensão da venda do moderador de apetite Acomplia (rimonabanto), informa a rede BBC Brasil. Produzido pela empresa francesa Sanofi-Aventis e criado para combater a gordura abdominal (a popular barriguinha), ele poderia aumentar o risco de suicídio, bem como estimular ansiedade, insônia e ataques de pânico.

A União Européia, a partir de agora, também deve avaliar a segurança do medicamento, que foi aprovado para comercialização no Brasil esse ano e, no momento, tem de ser importado. O remédio tem feito sucesso por causa da aparente capacidade de promover rápida redução de peso.

A conexão entre o Acomplia e os problemas de comportamento provavelmente tem a ver com sua ação no cérebro. Ao bloquear as "fechaduras" químicas do órgão que permitem que o corpo "saiba" quando está com fome, ele inevitavelmente também interfere com outros aspectos da mente. Efeitos colaterais comportamentais são comuns em outros moderadores de apetite.

Segundo a BBC Brasil, só no Reino Unido quase 40 mil pessoas já usam o medicamento de forma rotineira. De acordo com a junta reunida pela FDA, até pessoas sem histórico de depressão ficam mais sujeitas ao problema quando tomam o remédio. No entanto, os obesos são considerados um grupo de risco para depressão, o que aumentaria ainda mais o perigo.

A Sanofi-Aventis, fabricante da droga, disse que vai continuar a auxiliar a comissão de especialistas nas investigações sobre a segurança do Acomplia.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221573/visualizar/