Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 13 de Junho de 2007 às 13:48
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A secretaria de Estado de Saúde abriu oficialmente, nesta quarta-feira (13/06), a 1ª etapa da campanha estadual de vacinação contra a poliomielite, em Mato Grosso. O lançamento da campanha foi feito na Policlínica do Parque do Lago, no município de Várzea Grande. O Estado, em parceria com todas as Secretarias Municipais de Saúde, usará a estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa no dia 16/06, sábado, considerado o Dia D da vacinação, no objetivo de atingir a cobertura vacinal desejada pelo Estado que é a de vacinar todas as crianças de 0 a 4 anos.

O secretário-adjunto das Unidades Desconcentradas da Saúde do Estado, Carlos Antonio Azambuja, que representou o secretario de Estado de Saúde, Augustinho Moro, no evento, convidou pais, mães e responsáveis a levarem seus filhos nos 1.460 postos de Saúde, espalhados pelos 141 municípios de Mato Grosso, a fim de que recebam a vacina. O adjunto anunciou que mais de 4.300 funcionários estarão participando na campanha cuja meta é vacinar mais de 288 mil crianças. Carlos Antonio Azambuja deu a primeira vacina, de duas gotinhas, à menina Marina Ferreira Leite, de três anos, na Policlínica do bairro Parque do Lago.

“Recomendamos que isso seja feito durante todos os dias da campanha, mas especialmente no próximo sábado, quando será o Dia D da vacinação. Nesse dia estaremos concentrando esforços para vacinar o maior número de crianças que for possível”, incentivou o adjunto, ressaltando que os pais não devem, ao levar seus filhos aos postos de Saúde, deixar de levar o Cartão de Vacinação de suas crianças. “Porque além da vacina contra a poliomielite os Postos têm todas as outras vacinas obrigatórias para as crianças e, com a apresentação do Cartão, as crianças poderão receber todas as vacinas que estivem faltando”.

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Arilson Arruda, disse que a parceria do Estado, que elegeu o município como sede do lançamento oficial da campanha deste ano, é muito gratificante. Ele anunciou que o município pretende vacinar 25.600 crianças, de 0 a 4 anos, até o final da campanha. “Em Várzea Grande a campanha vai até o dia 17 de julho. Para atingir a meta estaremos mobilizando mais de 350 servidores municipais. No próximo sábado, Dia D da campanha, todos eles estarão nos 54 Postos de Vacinação, sendo que 17 desses Postos são nas Unidades de Saúde do município e 37 ficarão localizados nas Escolas Municipais de Várzea Grande”, explicou Arilson Arruda. Ele mencionou também que o município costuma, no Dia D, alcançar de 60 a 70% da meta do Ministério da Saúde que é a cobertura vacinal de 95% de todas as crianças do Estado, na faixa etária de 0 a 4 anos.

A Secretaria de Estado de Saúde recomenda que municípios que tenham dificuldades para realizar as ações de cobertura vacinal recorram aos 16 Escritórios Regionais de Saúde que irão funcionar como apoio fortalecedor durante a campanha, prestando ajuda para que se alcance a meta de crianças a serem vacinadas.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221912/visualizar/