Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 12 de Junho de 2007 às 14:33
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde continua atenta no enfrentamento à dengue e dá continuidade ao Plano Estadual de Contingência no Controle do agravo. O Plano conta com a realização da IV Reunião Estadual de Avaliação do Programa da Dengue e contempla ações de capacitação de recursos humanos, formulação de novos esquemas de tratamento, reforço nos diagnósticos e revisão de hospitais de referência para o diagnóstico e tratamento das manifestações graves da doença. Em Cuiabá e Várzea Grande os Pronto-Socorros municipais são os hospitais de referência para o tratamento da dengue.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, disse que a IV Reunião será realizada em Setembro desse ano para a qual serão convidados os gestores das Secretarias Municipais de Saúde de 35 municípios considerados prioritários para o Estado pelo fato de que apresentaram 85% dos casos notificados de dengue. Dentre eles estão os municípios com grande número populacional, incluindo os municípios pólos da região Norte, uma vez que este ano a dengue se manifestou com mais intensidade nesta região, com a entrada do vírus 3 (DNS3). “A IV Reunião Estadual de Avaliação do Programa da Dengue vai contribuir para o traçado de novos planos de enfrentamento e controle da doença, além de definir novas estratégias no envolvimento de parcerias com entidades civis, organizadas, filantrópicas, clubes e população”, definiu Maria de Lourdes.

A Vigilância Epidemiológica está investindo ativamente no sistema de informações da Saúde visando a transparência dos dados contidos nas notificações de casos. Até o final do mês de Maio o sistema de informação da Vigilância Epidemiológica registrou um total de 12.339 casos notificados de dengue (1º de Janeiro a 31 de Maio de 2007).

Na área da atualização de procedimentos clínicos serão realizadas capacitações para médicos que atuam nas Secretarias Municipais de Saúde. Já para o manejo e controle dos vetores (aedes aegypti) estão sendo realizadas capacitações específicas para os Agentes de Saúde e Supervisores de Campo que, também, atuam nas Secretarias Municipais de Saúde.

“Continuamos monitorando a dengue em tempo real, como um procedimento de rotina. A dengue não é uma doença sazonal, que só ocorre durante determinada parte do ano. Sendo assim, o enfrentamento e o controle da doença tem que ser desencadeado durante todos os meses do ano. Nessa linha de enfrentamento mensal contamos com a indispensável parceria das Secretarias Municipais de Saúde”, reconheceu a coordenadora.

Maria de Lourdes ressaltou que o trabalho das Secretarias Municipais de Saúde é imprescindível para o sucesso das ações e atividades que produzem resultados no combate e controle da dengue. “São essas Secretarias que notificam e investigam os casos de dengue que ocorrem no território de seu município e esse procedimento é parte de uma rotina diária, que acontece durante todos os meses do ano. O Estado nas ações da dengue visa o fortalecimento das ações dos municípios disponibilizando o apoio logístico e de técnicos da Saúde. A IV Reunião tem o objetivo final de traçar novas estratégias para o próximo período das chuvas, quando as condições favorecem a multiplicação do mosquito da dengue e o conseqüentemente o aumento de casos da doença. Daí a necessidade de usar todos os mecanismos no combate à dengue objetivando a redução”, explicou.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222081/visualizar/