Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 12 de Junho de 2007 às 09:40

    Imprimir


Barra do Garças, MT – Secretários de Estado, técnicos do Governo e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), deram início na noite desta segunda-feira (11.06), em Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), à Expedição Estradeiro do Desenvolvimento na Região do Araguaia. Oito prefeitos já formataram mais um consórcio de desenvolvimento econômico e sócioamabiental. Ao todo serão contemplados 28 Municípios cujas atividades econômicas serão identificadas.

Na abertura da série de reuniões, o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, conclamou os prefeitos a se unirem para reduzir as desigualdades regionais. “Um projeto debaido do braço de um prefeito tem um peso. Já debaixo de dez tem outro”, exemplificou ele.

Vettorato assinalou que o Governo do Estado tem condições de “dar suporte e ajudar os municípios a fazerem compras juntos, por exemplo, por meio de pregões”. “Nós vamos investir nas cadeias produtivas que tenham começo, meio e fim”, frisou.

Na primeira reunião do Estradeiro do Desenvolvimento, foi criado o 12º consórcio denominado Pontal do Araguaia. As primeiras foram a assinatura do protocolo de intenções entre os nove municípios e a escolha do presidente, o prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral. “Essa união nos fortalece”, disse Chaparral .

O secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, colocou à disposição dos prefeitos os serviços oferecidos pela Empaer, Indea e Intermat. “Nós damos para isso um passo para o desenvolvimento de um projeto único para que a região seja beneficiada”, disse Egon, um profundo conhecedor da região do Araguaia.

O coordenador de desenvovimento econômico da AMM, Farid Tenório, destacou a importância dos consórcios citando como as normas contidas na lei federal 11.107, que rege a parceria. Ele explicou a formação dos consórcios e a união dos prefeitos.

Farid reiterou que é importante a unificação de projetos em comum em cada. “O princípio básico dos consórcios é a livre participação dos Municípios”, disse Farid, citando que a partir deste momento, a AMM e o Governo do Estado dão suporte à formatação dos consórcios.

Nesta terça-feira (12.06), a comitiva do Governo, formada por secretários de Estado, técnicos e representantes do Banco do Brasil se desloca para Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá) para estruturar o consórcio do Médio Araguaia. Este consórcio é formado pelos Municípios de Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Querência e Ribeirão Cascalheira.

Os gestores públicos deste grupo de Municípios querem consolidar as cadeias produtivas da fruticultura, hortigranjeiros (pupunha), ovino/caprinocultura, turismo (ecoturismo), piscicultura, leite, avicultura, mandioca e seringueira.

Integram a comitiva os secretários Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos), o adjunto e coordenador do Programa MT Regional, Neurilan Fraga, Neldo Egon Weirich (Desenvolvimento Rural), Leôncio Pinheiro(presidente da Empaer), Farid Tenório (coordenador de desenvolvimento econômico da AMM), Adalto Freitas Filho (deputado estadual) e Sildemar Ziezckowisk (técnico ambiental da Sema).

Programação

126 – BARRA DO GARÇAS – ÁGUA BOA

Reunião: 14:00 horas – Água Boa Local: Câmara Municipal de Água Boa

Municípios envolvidos: Água Boa

Campinapolis

Canarana

Cocalinho

Gaúcha do Norte

Nova Nazaré

Querência

Ribeirão Cascalheira





Fonte: Assessorias/Projetos Est./Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222136/visualizar/