Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 18 de Abril de 2013 às 15:29
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


Reprodução - Ilustração
Período de seca castiga diversas atividades econômiocas como a pecuár
Período de seca castiga diversas atividades econômiocas como a pecuár
O período de secas nem bem começou e o Ministério do Meio Ambiente já decretou estado de emergência ambiental em Mato Grosso e em mais 18 estados – incluindo o Distrito Federal. A medida - publicada no Diário Oficial da União, preventiva ocorre por conta da quantidade de focos de incêndio nas florestas brasileiras que começam a surgir a partir do mês de maio.


 
 
Além de MT, a medida atinge os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.



 
O órgão federal busca com essa medida se antecipar a problemas que atrapalharam o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, como a contratação temporária de brigadistas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em 2012 ocorreu o contrato dos mais de dois mil profissionais extras ocorreu atraso significativo. 



 
A vigência do estado de emergência varia de acordo com as características climáticas de cada área, inclusive com subdivisões dentro dos estados. Há regiões em que a medida vale até os primeiros meses de 2014 – a mais longa vai até maio, na Região Metropolitana de Salvador, que sofre influencia do mesoclima do Recôncavo Baiano, umas das regiões mais quentes e secas do País.

 
 
De acordo com o texto publicado pela União, o combate aos focos de incêndio representa ainda esforço para evitar a emissão de carbono e honrar com compromissos protocolados com grupos internacionais e outros países





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/22262/visualizar/