Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 08 de Junho de 2007 às 14:15

    Imprimir


As 50 religiosas, com idade média de 68 anos, foram escolhidas pelos pesquisadores por "seu estilo de vida ordenado, regrado e equilibrado".

O estudo, elaborado pela Sociedade Espanhola de Dieta e Ciências da Alimentação (Sedca) e pela Universidade de Valência, concluiu que o consumo moderado de cerveja - com ou sem álcool, clara ou escura - pode diminuir o risco de problemas cardiovasculares e reduzir o colesterol.

Isso aconteceria por causa do lúpulo, um dos ingredientes imprescindíveis na preparação da bebida e que funciona como antioxidante.

Depois do consumo da cerveja, o colesterol total das freiras que já tinham níveis altos baixou em 6%, enquanto o nível de LDL, considerado o "mau colesterol", caiu 8%.

'Remédio'

O estudo foi patrocinado pela Associação de Fabricantes de Cerveja da Espanha, mas feito por um comitê científico independente.

Os pesquisadores dizem que desde a Antigüidade o lúpulo é utilizado pela medicina tradicional no tratamento de diversas doenças por suas qualidades antibacterianas e antiinflamatórias, além das propriedades sedativas e diuréticas.

De acordo com a nova pesquisa, a cerveja é o único produto alimentar que contém lúpulo e pode funcionar como remédio.

"Em uma dieta adequada, o consumo de cerveja sem álcool pode contribuir para a redução de patologias associadas à idade e, portanto, promover um envelhecimento mais saudável", diz Jesús Román Martínez, um dos responsáveis pelo estudo.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222903/visualizar/