Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 08 de Junho de 2007 às 11:15

    Imprimir


Inicia oficialmente segunda-feira, a primeira etapa da campanha nacional contra a poliomielite. Em Nova Mutum, deverão ser vacinadas 2.285 crianças com até 4 anos. As vacinas estão à disposição em todos os postos de saúde das famílias e centro de saúde. Uma equipe da Secretaria de Saúde também percorrerá o interior.

A meta da secretaria é em vacinar 2.190 crianças, número este que atinge a meta de 95% estipulada pelo pólo regional. Em 2006, foram vacinadas 2.115 crianças, ultrapassando a meta. Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de Educação e Saúde, Leila Raimundi, o dia “D” está programado para 16 de junho. É importante que os pais não esqueçam de levar aos pontos de vacinação a carteira de vacinas. “As vacinas são gratuitas e todas as crianças devem ser vacinadas”, disse.

Poliomielite ou paralisia infantil é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite através do contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais susceptíveis à doença e também os principais agentes de transmissão, mas os adultos também podem contrair pólio. O vírus penetra no corpo através da boca e percorre o corpo através do sistema sangüíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/222930/visualizar/