Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 06 de Junho de 2007 às 05:29

    Imprimir


TAIPEI - A Costa Rica tem dado indicações que pode cortar as relações diplomáticas com Taiwan, disse um oficial taiwanês na terça-feira, 5. A ação pode ser ruim para as já frágeis relações internacionais que a ilha mantém.

O porta-voz do ministro de Relações Exteriores, David Wang, disse que diplomatas taiwaneses estão monitorando a situação com a Costa Rica de perto, com receio de que em breve isso possa ser identificado pela rival China.

"Existe cautela", ele disse. "Há sinais. Esta é a situação".

Desde a divisão causada pela guerra civil em 1949, Taiwan e China tem travado batalhas por vitórias em alianças diplomáticas em países em torno do mundo. China recusa ter relações diplomáticas com nações que reconheçam Taiwan.

Taiwan tem se mostrado preocupada com a deteriorização das relações com a Costa Rica desde 14 de maio, quando o país latino-americano votou em um conferência internacional de saúde contra a proposta de Taiwan, país membro da Organização Mundial de Saúde.

Em 25 de maio, o ministro de Relações Exteriores encontrou oficiais da Costa Rica e quatro outros latino-americanos em Belize para manter as relações diplomáticas na região.

Taiwan afronta o que a movimentação da Costa Rica para Beijing. Outras nações latino-americanas como a Nicarágua e o Panamá podem em breve adotar a mesma postura.

Caso isso ocorra, a ilha democrática de 23 milhões de pessoas poderá ter que passar a contar com países como Palau e St. Lucia para reivindicar sua legitimidade internacional.

O que determinou o perfil diplomático de Taiwan foi o acordo feito em 1969 que estabeleceu relações com 67 países, incluindo os Estados Unidos e muitos da Europa Ocidental.

Em 1971, as Nações Unidas substituiu o reconhecimento de Taipé para Beijing. Já em 1979, quando os Estados Unidos retirou sua embaixada da capital taiwanesa, outros 22 países também deixaram.

Agora 25 países reconhecem Taiwan, uma parte do Vaticano que não é representado na Europa e em nenhuma outra ilha da Ásia.





Fonte: Associated Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223326/visualizar/