Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 05 de Junho de 2007 às 22:21

    Imprimir


A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Alemanha, divulgada nesta terça-feira, não prevê encontros bilaterais com os presidentes George W. Bush, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia.

Inicialmente, o Itamaraty chegou a incluir as reuniões de Lula com os dois em uma agenda preliminar, mas a programação oficial do presidente durante sua viagem à Alemanha exclui os encontros.

Diplomatas dizem que, apesar de os encontros com Bush e Putin não estarem na agenda oficial, o Itamaraty ainda negocia a possibilidade de reuniões paralelas.

Lula está na Alemanha para participar como convidado do encontro do G8, que reúne as sete nações mais industrializadas do mundo e a Rússia, na cidade de Heiligendamm.

Chegada antecipada

Na quinta-feira, Lula tem encontros bilaterais com o novo presidente da Nigéria, Umaru Yar'Adua, com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, e com o presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika.

Em seguida, ele se encontra com os líderes do G5, grupo que reúne Índia, China, México e África do Sul. A última reunião de Lula do dia é com o presidente do México, Felipe Calderón.

Na sexta-feira, Lula participa de encontro com os líderes do G8 às 10h30 (5h30 de Brasília). Em seguida, mantém encontros com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, com o primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, e com a chanceler alemã, Angela Merkel, antes de deixar a Alemanha, à tarde.

O presidente chegou nesta terça-feira a Berlim, após visita oficial à Índia. A chegada do presidente foi antecipada em dois dias, pois a viagem que faria ao Marrocos, antes de chegar à Alemanha, foi cancelada.

Nesta quarta-feira, Lula tem encontros com diversos empresários e políticos alemães em Berlim.

O presidente se reunirá com o presidente do Conselho Executivo da ThyssenKrupp, Karl-Ulrich Köhler, o vice-presidente da Mercedes-Benz, Hubertus Troska, o diretor de cooperação internacional da Fundação Friedrich Ebert, Ernst Kerbusch, o presidente do partido de esquerda Linkspartei, Lothar Bisky, e o vice-primeiro-ministro da Alemanha e ministro do Trabalho, o social-democrata Franz Müntefering.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223354/visualizar/