Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Junho de 2007 às 19:51

    Imprimir


Em sua primeira entrevista televisiva desde que deixou o poder, em julho último, o ditador cubano Fidel Castro pareceu mais saudável e alerta em imagens divulgadas em rede nacional nesta terça-feira em Cuba. Castro, 80, falou lentamente na entrevista sobre uma visita recente do líder vietnamita Nong Duc Manh ao país.

No final de julho de 2006, Fidel cedeu provisoriamente a liderança de Cuba a seu irmão, Raúl Castro, para ser submetido a uma cirurgia de emergência no intestino. Sua doença vem sendo mantida em segredo desde então, mas o líder cubano admitiu em um artigo publicado recentemente que foi submetido a várias cirurgias e que sua recuperação foi difícil.

Nas imagens da entrevista divulgada hoje, Fidel usa um conjunto esportivo nas cores vermelho, branco e azul com uma bandeira de Cuba no peito. O vídeo, de cerca de uma hora, foi pré-gravado nesta segunda-feira pela equipe do jornalista cubano Randy Alonso e divulgado no programa governamental noturno "Mesa Redonda".

Sobre o líder vietnamita, Fidel diz na entrevista: "É uma pessoa muito inteligente e de uma sólida experiência e com muita energia. Veio para trabalhar, para visitar os lugares de interesse, uma visita de trabalho de verdade".

A evolução demonstrada nas fotos e vídeos de Fidel desde que ele deixou o poder dão mais credibilidade aos relatos oficiais de que o líder estaria praticamente recuperado. Não há, contudo, qualquer garantia de que ele será capaz de retomar o poder em Cuba.

As imagens são sobre o encontro que ele teve neste mesmo dia com o dirigente vietnamita.



Fidel apareceu animado, mais forte que em vídeos anteriores, de pé e também usando roupa esportiva, embora ainda com sinais no rosto que indicassem sua lenta recuperação de dez meses.

O líder cubano indicou no dia 23 de maio em um dos artigos que passou a escrever a partir do final de março que não tinha tempo "para filmes e fotos".

"Para filmes e fotos que requerem que eu corte constantemente o cabelo, a barba, o bigode, e me adorne todos os dias, não tenho tempo agora. Tais apresentações, além disso, multiplicam os pedidos de entrevistas", declarou então.

No mesmo artigo, Castro falou pela primeira vez de sua saúde e explicou que sofreu várias operações. Ele escreveu que durante meses dependeu de "veias furadas e cateteres" para receber alimentação, enquanto hoje recebe "por via oral tudo o que é necessário para a recuperação".





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223377/visualizar/