Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 05 de Junho de 2007 às 08:10

    Imprimir


A eficiência do país na batalha contra a dengue piorou. Nos primeiros quatro meses deste ano, o número de casos da doença subiu 20%, em relação ao mesmo período de 2006. Foram 246.833 pacientes infectados, dos quais 288 desenvolveram a forma hemorrágica. Trinta e oito morreram - um número entre 10% e 15% superior ao do mesmo período do ano passado. Preocupado com aumento, um grupo de consultores indicados pela Organização Pan-Americana de Saúde desembarca no Brasil em julho para analisar o Plano de Combate à Dengue.

No primeiro estágio, a equipe - com consultores nacionais e internacionais - fará uma avaliação do plano de trabalho, estimada em três ou quatro dias. Não está descartada a hipótese de que o grupo, em uma segunda etapa, faça também um trabalho de campo. "O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, demonstrou preocupação com a epidemia no país. Daí a formação deste grupo", explicou o secretário em exercício da Vigilância em Saúde do ministério, Fabiano Pimenta. "Precisamos encontrar respostas rápidas para melhorar a eficiência do combate à doença."

Para Pimenta, o aumento de casos registrado neste ano é fruto da combinação de dois fatores: o aumento da intensidade e do período das chuvas e também a explosão de casos no Mato Grosso do Sul: 68 mil casos, somente este ano. "No estado havia um grande número de criadouros e as pessoas não eram resistentes ao vírus da dengue tipo 3. Daí a explosão de casos", observou.

Ele reconhece, no entanto, que em outros locais, onde a população também era suscetível ao dengue tipo 3, a epidemia pôde ser contida. Foi o caso de Minas Gerais. "É um exemplo de que, com bom trabalho de campo, colaboração da população, é possível evitar uma explosão do número de casos", afirmou.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223510/visualizar/