Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 04 de Junho de 2007 às 09:12

    Imprimir


Um estudo da Uefa – o órgão máximo do futebol europeu – afirma que a torcida do Liverpool é a que tem o pior comportamento no continente.

Os "reds" ("vermelhos"), como são conhecidos na Grã-Bretanha os torcedores do time, estiveram envolvidos em mais confusões nos últimos quatro anos que qualquer outro grupo de fãs de clubes europeus.

Na final da Liga dos Campeões da Europa, no fim de maio, torcedores sem ingresso provocaram baderna do lado de fora do estádio em Atenas, na Grécia. A administração do Liverpool, no entanto, criticou o esquema de segurança.

O porta-voz da Uefa William Gaillard disse que o caso foi apenas "o último exemplo".

"Que outros fãs roubam ingressos da sua própria torcida ou das mãos de crianças?", perguntou Gaillard.

Troca de acusações

No documento, o comportamento da torcida do clube inglês durante a final em Atenas – em que o Liverpool foi derrotado pelo Milan por 2 a 1 – é duramente criticado, e os fãs vermelhos são responsabilizados pela "maioria dos incidentes".

"Houve 25 incidentes envolvendo torcedores do Liverpool fora de casa desde 2003 e todos estão no relatório. A maior parte da torcida de outros clubes não provoca badernas."

Por outro lado, o Liverpool produziu um relatório que acusa o esquema de segurança montado para a final em Atenas pela baderna.

O executivo-chefe do clube, Rick Parry, afirmou que as "limitações na administração da situação em Atenas estavam aparentes para todos" e lembrou que recentemente a torcida "vermelha" foi "elogiada pelo presidente da Uefa, Michel Platini, por seu comportamento na vitória da semifinal da Liga e premiada por seu comportamento na final da Liga dos Campeões da Europa em 2005, em Istambul, na Turquia".

A troca de acusações entre a Uefa e o Liverpool envolveu até o prefeito da cidade-natal dos Beatles, Paul Clark.

"A Uefa parece estar tentando se livrar da culpa pela desorganização da final", teria dito o prefeito a um jornal local.

Muitos torcedores entraram no estádio com ingressos falsificados ou mesmo sem ingresso. A confusão começou antes do início da partida, quando muitos estavam presos na multidão reunida do lado de fora.

Ingressos

A polícia disse aos torcedores que passavam pelo penúltimo ponto de controle para diminuirem o passo e até parar, enquanto as tropas de choque formavam um cordão de isolamento para evitar que outros torcedores entrassem nas filas ou atravessassem o ponto de controle.

A torcida do Liverpool também reclamou do número limitado de ingressos à disposição dos clubes, 17 mil para cada lado, já que o estádio comporta 63 mil pessoas.

Dos 17 mil, o Liverpool só conseguiu vender 11 mil, já que o resto foi distribuído entre patrocinadores e ex-jogadores.

"A pergunta que se tem que fazer é por que, nas mesmas condições, não houve confusão entre torcedores do Milan", disse o porta-voz da Uefa.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223715/visualizar/