Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Junho de 2007 às 07:22

    Imprimir


O município de Denise (localizado a 208 quilômetros de Cuiabá) vai realizar no dia 22 de junho um Ciclo de Palestras sobre Heveicultura na Região do Médio Norte. O evento vai debater a cultura da seringueira, que desponta como uma das atividades econômicas potenciais dos municípios da região.

O evento tem como público alvo produtores de seringueira, prefeitos, vereadores e empresas do ramo. Na ocasião serão apresentados os resultados do Projeto Culturas Perenes, que a prefeitura de Denise e parceiros desenvolvem há 6 anos. Consiste em criar propriedade rural auto-sustentável, enfatizando o aspecto ambiental e a geração de emprego e renda.

A seringueira é uma espécie utilizada para reflorestamento e por isso pode ser contabilizada como reposição florestal regulamentada pela Lei Estadual nº. 233 de 21 de dezembro de 2005.

O projeto, que teve início em 2001, já beneficiou 112 famílias no município com a produção de 800 mil mudas de seringueira. A área plantada é de mil hectares e a fase de produção irá começar a partir de 2009. As mudas são subsidiadas pela prefeitura aos produtores do município que pagarão no prazo de 13 anos, com carência de 8 anos em equivalência produto. Cada muda equivale a 1.100 kg de borracha. As mudas são entregues nas propriedades e os agricultores mais carentes são beneficiados com o preparo da terra. A assistência técnica é realizada por um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola contratados pela prefeitura exclusivamente para esta finalidade.

As mudas podem ser produzidas de duas formas: de sacolinha e de raiz nua. As mudas de sacolinha são desenvolvidas em sacolas plásticas por um período de 10 meses. Após esse período são enxertadas e assim estão prontas para o plantio. As mudas de raiz nua são desenvolvidas direto no solo onde posteriormente são arrancadas, parafinadas e podem ser plantadas direto no campo com gel ou transplantada para sacolinha. Após o segundo lançamento ser levada para o campo. O plantio da muda de seringueira deve ser feito no período chuvoso. O início da fase produtiva acontece quando a árvore estiver com 50 cm de circunferência a 1 metro do solo, o que deve ocorrer com aproximadamente 7 anos.

Segundo especialistas, a cultura traz grandes vantagens ao produtor. As mudas se adaptam bem na grande maioria dos tipos de solo, com restrição em solos rochosos ou com formação de laje no subsolo. O período de exploração durante o ano é de 10 meses. A fase produtiva útil é de 35 a 40 anos. A produção média por árvore chega a 800 gramas de borracha por mês/árvore e a produtividade média por hectare é de 400 kg de borracha por mês.

Confira a programação do evento:

8h15 – Inscrição

8h45 – Abertura

9h10 – Palestra: Reposição Florestal no Programa MT Regional

Dr. Clóves Felício Vetoratto - Secretário de Assuntos Estratégicos de Mato Grosso

9h40 – Palestra: Heveicultura no Contexto Atual

Dr. Paulo Gonçalves - Pesquisar Científico da Embrapa e do Instituto Agronômico de Campinas - SP

10h40 – Palestra: Formação de Mudas e Implantação de Seringal

Dr. Getúlio Ferreira Junior - Grupo Polifer

11h40 - Almoço

13h15 – Palestra: Implantação e Condução do Seringal

Dr. José Fernando Benési - Pesquisador Cientifico APTA/Secretaria de Agricultura SP/Estação Experimental de Colina

14h15 – Palestra: Seringueira no Cerrado de Mato Grosso

Dr. Milto Luiz - Engenheiro Florestal da Michelin Mato Grosso

14h45 – Palestra: Sistema de Exploração da Seringueira

Dr. Rafael Bortolazzo - Engenheiro Florestal da Michelin Mato Grosso

15h15 – Palestra: Consorciação de Seringueira com Culturas de Importância Econômica para Mato Grosso

Dr. Adriano Tosoni Aguiar - Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas – SP

16h15 – Visita ao Viveiro Municipal





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223742/visualizar/