Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 03 de Junho de 2007 às 08:41

    Imprimir


A primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação Infantil começará no dia 16 de junho. A cidade de Rondonópolis se prepara para imunizar aproximadamente 16.396 crianças menores de cinco anos. No “DIA D” da campanha, sábado (16 de junho), mais de 40 postos de vacinação vão estar atendendo na cidade. Cerca de 400 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão trabalhar com o objetivo de eliminar as doenças que podem ser prevenidas por intermédio de vacinas, principalmente a paralisia infantil.

Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Magda Rosa de Lima, os pais ou responsáveis têm que levar as crianças menores de cinco anos para tomar a vacina e levar também o cartão de vacinação para atualizar as doses em atraso. “As crianças que estiverem com gripe, rinite, tosse e diarréia também devem receber a gotinha”, disse.

Resultado

A paralisia infantil, que acometeu muitas crianças em épocas passadas, está erradicada no Brasil. A conscientização da população que comparece aos postos de vacinação para tomar as vacinas de rotina e nas campanhas nacionais que acontecem duas vezes ao ano foi fator decisivo no resultado alcançado.

Hoje, no país todos sabem sobre a necessidade da criança tomar a gotinha da Sabin. Todos os anos o Ministério da Saúde orienta a população com campanhas de publicidade, informando que a paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa e provoca efeitos devastadores, deixando marcas na criança para o resto da vida.

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

Para evitar que a criança fique doente é preciso tomar a vacina. Todos os países ainda devem ter cuidados especiais com a doença, já que não existe tratamento para a poliomielite. Mesmo quem tomou as gotinhas na primeira ou segunda etapa da campanha de vacinação no ano passado, deve repetir a dose em 2007 caso tenha menos de 5 anos.

Contra-indicações

A vacina contra a pólio é segura e não traz contra-indicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, pois existe a possibilidade de um procedimento diferenciado. Em raros casos, tem criança que necessita da dose injetável, com um vírus inativo.

A prevenção da poliomielite começa pouco depois do nascimento de uma criança. O bebê precisa tomar as primeiras doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade, com um reforço aos 15 meses. Mesmo tendo tomado as doses regulares, os especialistas recomendam o reforço da vacinação em todas as crianças menores de cinco anos durante as campanhas.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/223889/visualizar/