Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 02 de Junho de 2007 às 11:12
Por: Mylena Fiori

    Imprimir


O estreitamento dos contatos comerciais entre o Brasil e a Índia começou nos anos 90, após a abertura das duas economias. Em 1991, o governo indiano promoveu transformações em sua política comercial, permitindo a livre importação de maior número de mercadorias e restringindo o monopólio governamental sobre importações de petróleo, fertilizantes, óleos para alimentação e cereais. Desde então, o país vem reduzindo suas tarifas de importação, que hoje são de 32% em média, e incentivando investimentos estrangeiros.

Impulso político foi dado em 1996, com a visita do então presidente Fernando Henrique Cardoso à Índia – foi a primeira vez que um presidente brasileiro visitou aquele país. A aproximação cresceu com a primeira visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia, em 2004, acompanhado de missão empresarial.

Confederações das indústrias dos dois países aproveitaram a ocasião para lançar o Fórum Empresarial Brasil-Índia, com o objetivo de propiciar a troca de informações sobre mercados e oportunidades de negócios. A iniciativa será relançada agora, durante a visita presidencial – dessa vez, com participação dos governos brasileiro e indiano.

No âmbito regional, também em 2004, Mercosul e Índia firmaram Acordo de Comércio Preferencial com disciplinas de comércio e preferências tarifárias fixas entre as partes. O acordo, que ainda depende de aprovação do Congresso Nacional, contém uma lista de produtos ofertados pelo Mercosul à Índia, com as respectivas margens de preferência, e uma lista com os produtos concedidos pela Índia ao Mercosul com preferência tarifária, totalizando o incentivo a 900 produtos – 450 do Mercosul e 450 da Índia.

Em setembro de 2006, depois de um intervalo de 38 anos, o Brasil recebeu a visita de um chefe de governo indiano - o Primeiro-Ministro Manmohan Singh.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224012/visualizar/