Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 29 de Maio de 2007 às 15:29
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), no fortalecimento da política de interiorização dos serviços do Sistema Único de Saúde, realizou, no dia 28 de Maio, a assinatura de um Termo de Cooperação entre a Escola de Saúde Pública (ESP) e o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso (Ceprotec) com a finalidade de implantar, implementar e executar Programas de Educação Permanente de Nível Técnico nos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop.

No primeiro momento serão ofertados, a esses municípios, o curso de Técnico em Enfermagem que visa conferir aos profissionais Auxiliares de Enfermagem elevação de nível para Técnico de Enfermagem. O diretor da Escola de Saúde Pública, Fabiano Tonaco Borges, disse que “a Escola de Saúde Pública tem a missão e o papel de qualificar recursos humanos para as várias áreas de Saúde e esse Termo cumpre mais uma meta do Estado nesse processo de interiorização e valorização de pessoal”, disse.

Os cursos terão 800 horas de duração, beneficiarão a 120 profissionais da área de Saúde com capacitação em nível técnico e serão ministrados nas unidades do Ceprotec dos referidos municípios, por meio do Programa de Educação Permanente de Nível Técnico. O curso será dividido em quatro turmas de 30 alunos, uma turma para cada município.

Os alunos do curso passarão por um processo seletivo, que será aplicado em parceria com o Ceprotec, e receberão todo o material do curso, em forma de apostilas. A capacitação dará direito a Certificado de Conclusão e os alunos receberão, gratuitamente, um seguro de vida que terá efeito durante toda a vigência do curso. O Termo de Cooperação tem vigência de dois anos, a contar da data da assinatura, mas poder ser prorrogado mediante Termo Aditivo.

A Secretaria de Estado vai implantar o Programa, com a devida autorização do Conselho Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso e coordenará a supervisão técnica e pedagógica periódica das turmas, durante a vigência da realização dos cursos. Realizará o Edital e coordenará o processo seletivo, em parceria com o Ceprotec/MT, e terá ainda a responsabilidade da contratação do corpo docente necessário a execução dos planos dos cursos. A matrícula dos candidatos, a certificação e o material de apostilas (que deverá ser encaminhado ao Ceprotec/MT 30 dias antes do inicio dos cursos) também será responsabilidade da Ses.

O Ceprotec/MT, por sua vez, terá a incumbência de divulgar os cursos, disponibilizar laboratórios e equipamentos atualmente existentes nas Unidades Descentralizadas para utilização dos cursos da área da Saúde, fornecer o material de consumo e a reprodução das apostilas necessárias a consecução dos cursos, além de oferecer e manter instalações físicas necessárias à realização das atividades didático-pedagógica dos cursos.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/224744/visualizar/