Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Maio de 2007 às 08:52
Por: Flavia Guerra

    Imprimir


CANNES - Enquanto os cinéfilos aguardam a noite deste domingo, 27 (tarde no Brasil), na Croisette para saber quem são os vencedores da competição oficial do 60º Festival de Cannes, a critica internacional já anunciou seus eleitos. O júri da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci) elegeu o romeno 4 Luni, 3 Saptamini Si 2 Zile (4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias), de Cristian Mungiu, como o melhor longa-metragem da edição.

O filme também tem sido apontado como favorito à Palma de Ouro (o principal prêmio do festival) e à Camera d`Or (prêmio concedido ao melhor diretor estreante em Cannes). Este domingo é um dia relativamente tranqüilo na Croisette, reservado à repescagem dos filmes exibidos em competição durante os dez dias de festival. Logo de manhã, os cinéfilos que perderam as sessões de seu diretores preferidos já fazem filas imensas para não perder a última chance de ver os aguardados My Blueberry Nights (de Wong Kar Wai, com Jude Law, Nora Jones e Natalie Portman), exibido em sala lotada às 9 horas.

Nada de domingo na praia, apesar do belo dia que faz na Cote d’Azur. Neste momento, a fila para Death Proof, grotesco e despretensioso novo filme de Quentin Tarantino, já é grande. Detalhe, o filme começa só às 16h30. O festival chega ao fim e a corrida para assistir aos filmes vencedores no Brasil deve começar em breve, já que varios titulos (como My Blueberry Nighths, adquirido pela Europa Filmes) foram comprados por distribuidores brasileiros e também devem chegar ao país no Festival do Rio, em setembro, e na Mostra de São Paulo, em outubro.

Enquanto isso, de volta ao prêmios da Fripesci, na mostra Un Certain Regard, que pertence à programação oficial mas é dedicada somente a diretores de primeiros e segundos filmes, Bikur Hatizmorte (A Visita da Fanfarra), de Eran Kolirin, foi o escolhido dos críticos internacionais.

Ja na Quinzena dos Realizadores (encerrada no domingo com a exibição do belo filme brasileiro Mutum, de Sandra Kogut ), evento paralelo que ocorre pela 39ª. vez como parte da programação geral de Cannes, o eleito foi Elle S`Appelle Sabine, de Sandrine Bonnaire.




Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225133/visualizar/