Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 22:48

    Imprimir


O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, anunciou nesta sexta-feira que antes de 7 de junho seu governo vai tirar da prisão um grupo de guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Defensor de uma intervenção militar para libertar os reféns, Uribe atribuiu a decisão a "uma razão de Estado", que afirmou não poder revelar.

"Tenho um compromisso, uma razão de Estado, uma razão superior que anunciarei oportunamente ao país" disse Uribe.

O governo colombiano vem sendo pressionado pelo novo presidente da França, Nicolas Sarkozy, devido ao seqüestro, pelas Farc, da política franco-colombiana Ingrid Betancourt, ocorrido em 2002.

As Farc mantêm em seu poder ao menos 56 reféns --32 militares e policiais e 24 civis-- dentre os quais políticos colombianos. Os grupos pretendem usar os reféns como moeda de troca para resgatar 500 rebeldes presos. Os mais antigos estão mantidos em cativeiro desde 1997.

Reféns

A então candidata à Presidência Ingrid Betancourt e sua vice, Clara Roja, foram seqüestradas em 23 de fevereiro de 2002 quando tentavam chegar a San Vicente del Caguán, 740 quilômetros ao sul de Bogotá.

Os americanos Marc Gonsalves, Thomas Howe e Keith Stannsen foram seqüestrados em 13 de fevereiro quando o avião em que realizavam missão contra as drogas do Plano Colômbia caiu na selva do departamento de Caquetá.

Entre os políticos colombianos detidos estão 12 ex-deputados da Assembléia Legislativa do departamento de Valle, seqüestrados em 11 de abril de 2002 por um grupo rebelde que invadiu a sede da Assembléia em pleno centro de Cali, disfarçados de militares.

Também são reféns os ex-parlamentares Consuelo González, Orlando Beltrán, Luis Eladio Pérez, Gloria Polanco, Oscar Lizcano e Jorge Eduardo Gechen, este último seqüestrado em 20 de fevereiro de 2002 depois que o avião em que viajava foi obrigado a pousar em uma estrada.

Na mesma condição se encontra Alan Jara, ex-governador do departamento de Meta, mantido em cativeiro desde 15 de julho em 2001.

No conflito, onze reféns já morreram, apenas um por doença --o capitão da polícia Julián Ernesto Guevara. Oito militares, o ex-ministro de Defesa de Gilberto Echverry e o ex-governador de Antioquia, Guillermo Gaviria, foram mortos durante uma mal sucedida operação de resgate em maio de 2003.

Sarkozy

Nicolas Sarkozy teve nesta sexta-feira uma "longa conversa por telefone" com Uribe sobre a situação de Betancourt, refém da guerrilha das Farc desde 2002, informou o porta-voz da Presidência.

Ambos "concordaram em continuar em contato", disse o porta-voz David Martinon.

Sarkozy recebeu a família de Ingrid dois dias depois de tomar posse e anunciou a libertação da política franco-colombiana como uma prioridade de seu mandato.




Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225352/visualizar/