Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 15:43

    Imprimir


Nesta sexta-feira (25), data em que se comemora o Dia da Indústria, a secretária de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, assinou um termo de cooperação com o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Mendes, para a capacitação de mais de 2 mil trabalhadores. A capacitação integra o programa "Indústria em Ação", que tem como principal objetivo intensificar ações voltadas à qualificação profissional.

Ao todo são 2.440 vagas para cursos oferecidos pelo Senai, instituição integrante do Sistema Fiemt e que coordena todas as ações na área da educação profissional e tecnológica. Estes cursos são direcionados para trabalhadores desempregados e cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine/MT), órgão coordenado pela Setecs.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), comparando os primeiros quatro meses de 2007 com 2006, o estado tive um aumento de quase 100% na geração de empregos formais e o segmento da indústria foi responsável por 43% destes números.

O diretor regional do Senai, Gilberto Gomes de Figueiredo, ressaltou durante a assinatura do termo as metas do Programa Indústria em Ação, na área da qualificação profissional o objetivo é qualificar mais de 4 mil trabalhadores e mais da metade das vagas será preenchida com os trabalhadores do Sine. "Além dos trabalhadores já empregados nas indústrias, temos também a preocupação em contemplar aqueles que estão fora do mercado de trabalho devido a ausência de capacitação", diz.

Discrepância

De acordo com o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs e presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Jean Estevan, há uma lacuna entre o número de vagas captadas pelo Sine versus o número de trabalhadores colocados no mercado de trabalho. "Vários fatores contribuem para essa realidade, mas o principal é a falta de qualificação profissional. No entanto, podemos afirmar, com certeza, que essa lacuna está sendo preenchida. E com a parceria de instituições como o Senai conseguiremos preencher esta lacuna e inserir mais trabalhadores no mercado de trabalho", afirmou.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225425/visualizar/