Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 15:30

    Imprimir


Organizar e regulamentar a criação de frango caipira na Baixada Cuiabana é a pauta da reunião que acontece, neste sábado, às 9 h, na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger. Lideranças do setor, presidentes dos sindicatos rurais de Santo Antônio e de Cuiabá, representantes da secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder), Empaer e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) discutem o que os produtores devem fazer para garantir a colocação do produto no mercado. A construção de um frigorífico para abate de frango caipira e a associação dos produtores com a criação de uma entidade representativa como uma cooperativa, são ações consideradas fundamentais, neste processo. O plantel de frango caipira na região é de cerca de 20 mil cabeças, de acordo com lideranças do setor.

O produtor Ari Vasconcelos, tem uma produção de 3 mil frangos em Santo Antonio há oito anos. Segundo ele, o maior problema é a colocação do produto no mercado consumidor. A carne de frango caipira é muito apreciada e na Capital é vendida principalmente nas feiras da cidade. Entre as raças economicamente viáveis e adaptadas ao clima mato-grossense está a label rouge, mais conhecida como pescoço pelado. O que chama a atenção do frango caipira é a qualidade da carne, em conseqüência do tipo de alimentação e da criação em sistema de confinamento. Diferente do frango de granja, que fica pronto para o abate em 45 dias, o caipira demora em média 100 dias para adquirir o peso ideal para o corte. A alimentação também é diferenciada com uma composição de 65% baseada no milho, 35% no farelo de soja e o restante em vitaminas, minerais e sal.

A regulamentação do setor, como normas definidas para a criação e abate do produto podem, na avaliação das lideranças, garantir o desenvolvimento desta cadeia, agregando valor à matéria prima do estado (milho e soja) e fonte de renda para a agricultura.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225428/visualizar/