Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 15:00
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, promove o curso de Formação em Humanização da Atenção e Gestão em Saúde: Tecendo Redes, que tem por objetivo implementar a política nacional de humanização e promover uma maior articulação no fortalecimento de rede de Saúde nos diferentes níveis de atenção Básica, Secundária e Terciária, com práticas de humanização nas ações de atenção e gestão, com bons resultados, e que qualifiquem no Sistema Único de Saúde serviços de excelência e de referência de bom atendimento.

O curso acontece entre os dias 31 de maio e 01 de junho e será realizado no Auditório da Escola de Saúde Pública, no bairro Coophema, em Cuiabá. No primeiro dia do curso, as atividades acontecerão no período vespertino. Já no dia 01 de junho será a partir das oito horas da manhã às quatro horas da tarde.

O curso será ministrado pela equipe da Política Nacional de Humanização do Centro Oeste, sob a coordenação de Maria Esther Vilela, terá uma carga horária de 180 horas e os certificados serão emitidos em conjunto pelo Ministério da Saúde e a Escola de Saúde correspondendo à formação em Humanização da Atenção e Gestão em Saúde.

“O intuito do Curso é formar um grande grupo de trabalho de forma que o interesse de todos estejam voltados para o fortalecimento de uma rede de serviços que atue pelo bem coletivo”, disse a gerente de Humanização da Escola de Saúde Pública, Eneida Vandoni.

Simone Einek Alcântara, apoiadora da Política Nacional de Humanização pela Região Centro-Oeste, explica que cada encontro de capacitação busca o envolvimento das diferentes unidades da Rede SUS tanto no âmbito municipal quanto estadual, sendo eles: Centros de Saúde, Policlínicas, Equipes de PSFs, Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e Várzea Grande, Hospitais Universitários, Hospitais Regionais, Unidades desconcentradas da Ses, nível central da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Ouvidoria, Conselhos, CIB, Saúde Mental, Escola de Saúde Pública e Universidades. “Quanto mais pessoas envolvidas mais difundida será a Política Nacional de Humanização com base em seus conceitos, teorias e estratégias de atuação”, completou Simone.

A metodologia proposta será de pequenos grupos de trabalho para discutir, trocar experiências de acordo com cada realidade institucional, transformar os problemas em desafios, sair do diagnóstico e partir para a ação, proporcionando assim, novos modos de trabalhar e atender com qualidade aqueles que buscam pelos serviços públicos de saúde.

Após esse encontro os alunos retornarão para suas unidades onde irão aplicar os conhecimentos obtidos. Simone Einek ressalta que além desse curso de capacitação, acontecerão mensalmente encontros temáticos, com apresentação de novas Diretrizes da Política Nacional de Humanização com exposições dialogadas sobre o tema.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225435/visualizar/