Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 13:42

    Imprimir


Médicos da Itália realizaram o primeiro transplante de pulmão para um portador do HIV, afirmou na sexta-feira um instituto médico de Palermo, no sul do país. O homem, cuja idade e identidade não foram divulgados, enfrentava problemas respiratórios terminais e o transplante era sua única chance de sobrevivência, disseram os médicos.

Segundo informações, o paciente passava bem após ter sido submetido à cirurgia. "Esse é um acontecimento importante na história dos transplantes", afirmou em um comunicado Alessandro Nanni Costa, diretor do Centro Nacional de Transplantes da Itália.

Anteriormente, apenas transplantes de rim, fígado e pâncreas haviam sido realizados em portadores do HIV, segundo o Instituto Mediterrâneo de Transplantes, com sede na Sicília. Segundo alguns médicos, a operação envolvendo o pulmão só foi possível devido à existência hoje de remédios melhores para enfrentar o HIV.

"Nos últimos dez anos, testemunhamos uma melhora efetiva na sobrevivência de longo prazo (dos portadores do HIV), o que permitiu a alguns deles que se submetessem a transplantes de órgãos", disse Paolo Grossi, um pesquisador da área.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225452/visualizar/