Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Maio de 2007 às 07:38
Por: Evandro Strieder

    Imprimir


A revolução sexual ocorrida no final da década de 70, revolucionou a visão que existia em relação ao sexo. Essa liberação mudou o conceito entre o relacionamento homem e mulher. As conseqüências deste atos começaram a ser percebidas no final dos anos 80, quando doenças até então sem conhecimento público, eram restritas apenas para as pessoas promíscuas .

A partir da constatação do aumento de casos de doenças oriundas do contato sexual entre pessoas sem vínculo afetivo, despertou uma atenção maior em relação ao aumento de mortes decorrentes de doenças que com prevenção poderiam ser evitadas.

Em todo o Estado do Mato Grosso, com dados de 2006, o número de casos de HIV confirmados é de 186 pessoas em tratamento. Estes números triplicam quando a estatística é somada com as não confirmadas oficialmente. Outro dado preocupante são os casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s), em Tangará da Serra, onde o percentual de casos é considerável alarmante. Quem faz esse alerta é a Coordenadora responsável pelos trabalhos de atendimento e prevenção em Tangará, a enfermeira Mônica Araújo. “ Em nossa cidade, os casos de HIV e DST´s são preocupantes. Atendemos em média 16 casos diariamente de pessoas com algum sintoma de DST´s. Por isso buscamos sempre trabalhar com a conscientização da população para se prevenir, pois este ainda é o único meio de estar livre das doenças”, explicou Mônica.

PREVENÇÃO - A cidade de Tangará da Serra tem uma equipe capacitada para atender todos os tipos de doenças venéreas. Para isso, conta com uma central que fica atrás da Unidade de Saúde do centro, atendendo a população de segunda a sexta-feira. Por mês são distribuídos 15 unidades, gratuitamente, de preservativos masculinos por pessoa.

Por ser um programa novo, com apenas um ano em funcionamento, o Centro de Tratamento e Aconselhamento (CTA), juntamente com o Serviço Autorizado Especializado (SAE), estão trabalhando para reverter a situação. “O único meio de evitar as doenças é usando preservativo sempre. Aqui em nossa cidade, o maior índice de incidência está entre pessoas casadas, o que desperta uma atenção maior”, explicou a enfermeira, aconselhando a população de em qualquer sinal ou sintoma nos órgãos genitais deverá com urgência, procurar uma Unidade básica de Saúde em um bairro mais próximo, para fazer o tratamento adequado, que é gratuito.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225509/visualizar/