Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 22:25

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o secretário da Cultura, Mario Olimpio, além de duas representantes de grupos de siriri de Mato Grosso, Joeli Siqueira (Associação Folclórica de Tangará da Serra - AFOTS) e Matilde da Silva (Flor do Campo) vão conferir a Festa de Parintins, a cidade dos Bumbás Caprichoso e Garantido, nos dias 29, 30 de junho e 1º de julho. As integrantes dos grupos foram escolhidas por sorteio no encerramento do Seminário Cururu e Siriri, realizado na Secretaria da Cultura, mês passado, e seguem para a 42ª edição do Festival Folclórico. "É uma emoção imensa conhecer Parintins, o modo de fazer a festa, os barracões", comemorou Matilde Silva.

Lá, eles visitarão os currais dos bois em Parintins, Caprichoso e Garantido, os personagens que projetam a cidade para o mundo. "Cuiabá participará da Festa de Parintins e retribuirá o convite ao povo daquela cidade para que compareça no Festival Cururu Siriri, que será realizado em agosto, numa grande festa que celebra a cultura popular ", afirmou o prefeito Wilson Santos.

Um dos mais belos espetáculos de manifestação folclórica do país, a Festa de Parintins atrai visitantes de toda parte do Brasil e também do mundo. Uma cidadela simples que impõe atitude pelas diversas particularidades que possui e que encanta qualquer visitante. Hospitalidade, alegria, devoção e simplicidade são as chaves do sucesso de Parintins. O povo de Parintins é formado por artistas que compõem, cantam, pintam com muita habilidade e até criam novos rumos para o português, inventando um linguajar próprio. Cidade cercada de belezas naturais, Parintins, a ilha do Paraíso, abriga Catedral de Nossa Senhora do Carmo, a Vila Amazônia, as praias de Taracuera ou do Varre Vento e Serra de Parintins.

"As duas representantes dos grupos sorteados serão multiplicadores, trazendo para nosso Estado, a impressão de conhecer de perto a festa, a sua produção, preparação. Faremos visita aos barracões, acompanharemos a festa, será muito proveitoso", comentou Mario Olimpio, acrescentando que o 6º Festival Cururu Siriri, realizado em agosto pela Prefeitura de Cuiabá em parceria com a Federação Mato-Grossense das Associações e Grupos de Cururu e de Siriri, ganhará um novo local, no entorno do Museu do Rio. Um espaço onde será levantada uma superestrutura de palco, camarins, arquibancadas, feira de artesanato, gastronomia.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225673/visualizar/