Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 20:39
Por: ANA PAULA RIBEIRO

    Imprimir


O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), quer autorização da União para ter acesso aos recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que serão utilizados na terceira etapa do Favela Bairro, projeto de urbanização de favelas cariocas. Ele acredita que em pouco mais de 15 dias já poderá assinar o contrato com o organismo internacional.

"É uma notícia muito boa para o Rio de Janeiro. O Favela Bairro já beneficiou 646 mil pessoas e a terceira etapa ira atender mais 400 mil", disse após encontro com o ministro Guido Mantega (Fazenda).

Os recursos envolvidos nessa terceira etapa do projeto totalizam US$ 300 milhões, sendo que US$ 180 milhões virão do BID, que serão investidos em urbanização e serviços de saúde e educação.

De acordo com Maia, o ministro deverá encaminhar ainda nesta semana o aval do Ministério da Fazenda para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá aprová-lo e depois encaminhá-lo para o Senado Federal. Esse procedimento é necessário para que um município contraia uma dívida com um organismo internacional.

Após a assinatura do contrato com o BID, o prefeito acredita que em dois ou três meses será possível iniciar as obras.

Já os outros dois pedidos feitos a Mantega não tem data de resposta. Maia pediu autorização para contratos com o Bird (Banco Mundial) para um programa de matrículas na rede de educação infantil e com um fundo de desenvolvimento ambiental japonês para a despoluição das lagoas de Jacarepaguá. No entanto, é necessário parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, que só irá aprovar a operação se for caracterizado um empréstimo para a continuidade de projetos já existentes.

Segundo Maia, esses projetos não são novos, mas eram financiados por outros organismos.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225685/visualizar/