Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 14:06

    Imprimir


Levará anos até que a alardeada combinação de serviços de redes de telefonia fixa e móvel permita que os consumidores se comuniquem com liberdade usando qualquer tipo de aparelho, dizem executivos do setor.

As operadoras têm dificuldades para encontrar clientes interessados em pacotes combinados de serviços fixos e móveis, que são complicados de montar e não oferecem muita flexibilidade na escolha de aparelhos, segundo executivos da indústria que participam de uma conferência sobre convergência em Amsterdã. O encontro termina na quinta-feira.

A Deutsche Telekom, da Alemanha, neste ano descartou o produto T-One, que permite a usuários usar um único aparelho para fazer telefonemas baratos via linhas fixas domésticas e obter acesso às redes móveis enquanto estão fora. O serviço havia atraído apenas alguns milhares de usuários.

Jacques Veyrat, presidente-executivo da Neuf Cegetel, que opera principalmente com telefonia fixa, disse no começo do mês que o número de clientes da empresa francesa que optaram pelo pacote combinado de serviços fixos e móveis representa apenas uma pequena fração do total de 150 mil assinantes de serviços móveis de que a empresa dispõe.

Muitas operadoras que oferecem esse tipo de serviço o vêem simplesmente como forma de estimular a lealdade de parte dos seus consumidores aos serviços fixos, e relutam em oferecer recursos adicionais que envolvam outros aparelhos e redes.

"No momento, não estamos oferecendo mais do que redução de custos", disse Sebastião Boanerges, da Brasil Telecom, durante a conferência. Mas a verdadeira convergência seria diferente, segundo Michael van Veen, gerente de desenvolvimento de negócios da Cable & Wireless.

"Meu filho usa jogos, serviços de mensagem instantânea e telefonia em vídeo. Não quer saber da diferença entre computador de mesa, laptop e aparelho portátil. O que ele deseja é usar os serviços, e ele não compreende porque eles funcionam em um aparelho, mas não nos demais", afirmou. "Isso seria a verdadeira convergência, mas no momento ela não está disponível", acrescentou.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225777/visualizar/