Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 13:10

    Imprimir


A inflação no setor de telefonia ficou em 0,18% em abril, de acordo com o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem.

Esta foi a menor taxa registrada desde novembro do ano passado, quando o indicador voltou a ser divulgado sistematicamente depois de um período de interrupção na publicação do índice.

Em março, o IST apresentou uma variação de 0,22%, a mesma taxa registrada em janeiro. Em fevereiro, a inflação no setor de telefonia subiu 0,03 ponto porcentual, para 0,25% e agora, em abril, recuou 0,04 ponto porcentual, para 0,18%.

As duas maiores altas do IST dentro da nova série de divulgações foram apuradas em novembro (0,26%) e dezembro (0,40%).

O Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), segundo a Anatel, “é um índice composto por uma combinação de outros índices existentes na economia com o objetivo de atualizar valores associados à prestação dos serviços de telecomunicações, especialmente tarifas da telefonia pública, refletindo as reais variações de despesas das prestadoras da melhor forma possível.”

Entre os seus principais formadores, estão o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com 44%, e o Índice de Preços por Atacado - Oferta Global/Máquinas e Equipamentos Industriais (IPA-OG/Máquinas), com 32%.

“A seleção dos índices que compõem o IST foi realizada em um trabalho conjunto entre a Anatel e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, explicam os técnicos da Anatel.

O IST, que foi normatizado pela Resolução nº 420, segundo a Anatel, é composto por nove índices de preços existentes, cada um alocado com a natureza da despesa da prestadora. Em resumo, ele é composto por 57% de índices de varejo e 43% de índices de atacado.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225791/visualizar/