Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 11:10

    Imprimir


O 14º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá começa nesta quinta-feira (24). O evento será realizado até o dia 30 de maio no Cine Multiplex Pantanal, no Shopping Pantanal, em Cuiabá. A entrada será gratuito. Aos expectadores basta se dirigirem a bilheteria que estará destinada ao festival retirarem os ingressos.

Assim, estão inclusas todas as mostras competitivas: Longas Metragens, Curtas Metragens, Vídeos e Vídeos Clipes; bem como, as não competitivas como as de Vídeos do Mato, Curta Latino e Sessão do Homenageado.

As atividades dos "Seminários Movimentos" este ano enfoca o tema movimentos do cinema e os debates sobre a cena audiovisual do país nas mesas redondas do "Cinema brasileiro movimentos".

Além destas, outras atividades que fazem parte da programação paralela ao festival como o projeto "Cinema Paradiso", a edição 2007 dos "Adecines- Agentes para o desenvolvimento do cinema nas escolas" e a Mostra Curta Mais na UFMT, permanecem.

E, mais uma novidade: a partir do dia 25 haverá "Sessão Reprise", ou seja, para o público que perder as exibições da noite anterior, no dia seguinte às 10h e às 14h haverá a reexibição dos trabalhos do dia antecendente.

Para o curador do Festival e presidente do INCA, Luiz Borges, tornar o evento gratuito é uma conquista que a organização já desejava e trabalhava para conseguir a algum tempo.

"Devido à constatação de que o Festival de Cinema é o único evento do audiovisual que consegue colocar Mato Grosso no cenário nacional e tendo em vista que apenas uma parcela da população tem acesso a uma sala de cinema, bem como o trabalho em atividades paralelas que são efetuadas durante o ano; por meio de um trabalho conjunto de conscientização entre patrocinadores, apoiadores e o instituto é que conseguimos torná-lo gratuito", declarou Borges.

Além de informação e entretenimento 'na faixa' deseja-se um público superior aos 25 mil expectadores que estiveram presentes no ano passado.

Segundo uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) entre 1970 e 2006 (excluindo-se o período entre 1990/1992, quando ocorreu a eliminação pelo Governo Federal de distribuidoras e produtoras), somente 183 filmes brasileiros conseguiram atingir mais um milhão de expectadores.

Para a vice-presidente do INCA e produtora executiva do Festival, Cybelle Bussiki, tornar o evento gratuito, somente foi possível graças à ampliação dos patrocinadores e apoiadores. "Estamos cada vez mais profissionalizando as atividades do Festival. A cada ano melhoramos o atendimento ao público, não apenas levando filmes, mas também oferecendo projetos de responsabilidade social".

Assim, o fomento 'a formação de platéia, proporcionando a inclusão, por meio do audiovisual torna-se cada vez mais uma realização concreta.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225803/visualizar/