Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Maio de 2007 às 08:46

    Imprimir


A Farmácia Municipal Central de Diamantino, recentemente inaugurada vai fundamentalmente valorizar o cidadão, humanizar o atendimento, ampliar os serviços de assistência e atenção farmacêutica e dar boa saúde a população. A Farmácia Municipal está funcionando em duas unidades: Centro e no Bairro Novo Diamantino.

Para o diretor do Escritório Regional de Saúde, Valdemar Pissolato, Diamantino avançou muito na área de saúde, com a melhoria de atendimento e de serviços prestados a população.

Para a secretária municipal de Saúde, Marineze de Araújo Meira, a farmácia municipal é mais um serviço essencial para a população, que inclui um novo conceito de atendimento colocado em funcionamento como uma necessidade técnica e graças, sobretudo, ao apoio do prefeito Chico Mendes.

Para o vice-prefeito Milton Criveleto, a farmácia municipal é uma conquista para a população não só por ter acesso aos medicamentos, de forma gratuita, mas por saber, principalmente, onde está sendo aplicado o dinheiro público. O presidente da Câmara, vereador Ticão, dentro do mesmo raciocínio, enalteceu o funcionamento da farmácia.

Diamantino saiu na frente, quanto ao funcionamento da farmácia municipal, até porque o objetivo é o de melhorar a qualidade do serviço, estabelecer presteza, humanizar o atendimento ao usuário, formar um grande banco de dados de pacientes cadastrados, ter informações estatísticas e históricas de prescrições médicas, executar o controle de medicamentos, para ajudar na reposição de estoque e evitar perdas de remédios, por causa do prazo de validade, avalia o farmacêutico Luiz Gustavo Romko, responsável técnico pela Farmácia Municipal. É a prestação da assistência e atenção farmacêutica a população, diz o farmacêutico.

O funcionamento da Farmácia Municipal por si só já vai corrigir muitos vícios de pacientes, como a auto-medicação, o uso prolongado de um mesmo medicamento, sem o devido acompanhamento médico e, diante do controle, vai gerar uma grande economia financeira para o município, sustenta o farmacêutico Gustavo.

A entrega do medicamento ao paciente é simples e ágil, porém o usuário deve apresentar a receita, prescrita por médicos do atendimento público de saúde do município, a carteira do SUS e estar cadastrado no sistema da Farmácia. Se não estiver, o procedimento é feito na hora e demora poucos minutos, afirma o farmacêutico. E residir no município.

Os itens de medicamentos são os constantes para tratamento de hipertensão, diabetes e de uso da farmácia básica, num total de 120 nomenclaturas. O exigido pelo Ministério da Saúde é 40. Na Farmácia Municipal temos o triplo de remédios recomendados, adianta Gustavo. O Município assume sozinho o desembolso de 88% de verba para adquirir os medicamentos e assegurar a garantia de atendimento aos usuários, diz o farmacêutico. Os 12% restantes são recursos da União e do Estado.

O atendimento diário da Farmácia Municipal já chega a 150, na unidade do Centro e em torno de 70, na unidade do Bairro Novo Diamantino. O número de pacientes cadastrados chega a 2.000 e pela avaliação do farmacêutico, a tendência é de crescimento, tanto no número de atendimento, como no número de registros.

Depois que os usuários estiverem familiarizados com o funcionamento da Farmácia, irão entender que esse sistema de atendimento é extremamente eficaz, pois gera confiança para o paciente e cria uma dinâmica de eficiência no serviço público de saúde.

Para o prefeito Chico Mendes, o funcionamento da farmácia é bom para o Município e melhor ainda para os usuários, pois atende o usuário com o medicamento, na sua necessidade de tratamento de saúde e da ao Município uma melhor gestão sobre medicamentos, no tocante a aquisição e destinação de remédios à população.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/225839/visualizar/