Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 21 de Maio de 2007 às 13:27
Por: Ana Paula Bortoloni

    Imprimir


As exportações de Mato Grosso aumentaram 2,08% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril, o balanço estava negativo em 10%. Apesar do crescimento, o aumento ainda é considerado baixo e representa uma movimentação total de US$ 1,442 bilhão. No Brasil, o crescimento foi de 18,22% no período, com um valor próximo de US$ 46,5 bilhões. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira.

A lentidão no embarque da soja continua sendo o fator responsável pelo baixo crescimento das exportações, já que o produto é o carro-chefe de Mato Grosso e representa atualmente 70%. Em 2006, tal participação foi de 79,63%. A variação das vendas da soja no primeiro quadrimestre foi de – 9,97%. Se o embarque estivesse regular, a participação do produto nas exportações elevaria a porcentagem total do Estado para aproximadamente 15%, segundo o coordenador do Centro Internacional de Negócios, Emerson Moura. “A soja está vendida, só falta embarcar”, disse.

“Está mudando o perfil das exportações no Estado. A cadeia da soja, que sempre foi a matriz, está cedendo espaço para outras cadeias como a carne, o milho e a madeira”. A análise é do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Mauro Mendes. O crescimento nas vendas do milho e das cadeias da carne e da madeira foram respectivamente de 193, 57%, 76, 63% e 35,22%.

Mato Grosso, segundo ele, historicamente teve uma média acima da nacional, com um patamar entre 25% e 30% das exportações. A partir de 1999, tal desempenho iniciou uma ligeira queda. “Por outro lado, houve um crescimento mais expressivo da indústria”, ponderou Mendes. Segundo os dados divulgados hoje, a variação da participação de produtos como materiais para construção foi de 143, 52%. Só a margem do cimento foi de 289,49% a mais no período.

Mais informações em instantes





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226251/visualizar/