Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 21 de Maio de 2007 às 08:21

    Imprimir


O Governo russo suspendeu a compra de carne bovina de 11 frigoríficos brasileiros. A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) confirmou a suspensão.

As unidades que tiveram suas exportações para a Rússia embargadas são Friboi/MT, Rio Grandense/RS, Friboi/SP, Friboi/GO, 3 unidades do Minerva em São Paulo, Minerva/GO, Frinorte/TO, Intercoop/MT e Três C/RS. A Rússia é o principal importador de carne bovina do Brasil.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, disse que recebeu da indústria de carne a informação sobre o embargo da Rússia a frigoríficos brasileiros, mas ainda não há comunicado oficial do governo do país. Ele pedirá ainda informações à embaixada russa para saber os motivos da suspensão. "Os russos estão em missão há uma semana pelo Brasil e tinham uma reunião final da visita marcada para hoje, mas que foi adiada para a próxima quarta-feira", disse o secretário.

Segundo Inácio, as informações que recebeu davam conta de que os certificados de exportação dos portos de Santa Catarina e Paraná não seriam mais aceitos a partir de pelos importadores russos. "Qualquer coisa que eu disser será especulação, pois ainda não está nada oficial. Pode ser uma coisa muito simples ou pode ser algo muito grave", disse o secretário.

Atualmente a Rússia mantém embargo para quatro frigoríficos de aves e um bovino. Com a decisão de hoje, o número de plantas proibidas de exportar para a Rússia sobe para 15. Na atual visita da missão de veterinários foram visitados os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) confirmou que o grupo de técnicos russos que está em vista ao Brasil embargou as exportações de carnes de 11 plantas frigoríficas no Brasil.





Fonte: Export News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226310/visualizar/