Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Maio de 2007 às 08:35

    Imprimir


O ex-político servo-bósnio Miroslav Deronjic, morreu em um hospital da Suécia, onde cumpria pena de dez anos de prisão por crimes contra a humanidade, informou hoje a Direção Geral de Instituições Penitenciárias.

Deronjic, de 52 anos, morreu após uma longa doença, mas as autoridades suecas não quiseram dar mais detalhes sobre o óbito, assim como sobre o centro hospitalar onde morreu e a prisão na qual cumpriu um ano e meio de pena.

O político foi presidente das autoridades de guerra de Bratunac, cidade próxima a Srebrenica, e membro do comitê central do partido nacionalista sérvio SDS, do antigo líder Radovan Karadzic.

Foi condenado pelo Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) por ser responsável pelo ataque contra a população de Glogova, realizado em 9 de maio de 1992 por forças nacionalistas sérvias e no qual mais de 60 civis muçulmanos foram executados, enquanto o resto foi expulso.

Deronjic foi levado à prisão de máxima segurança de Kumla, sul da Suécia, em novembro de 2005, mas não há informações sobre se ficou ali todo este tempo ou foi levado a outra penitenciária.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226418/visualizar/