Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 18 de Maio de 2007 às 15:29

    Imprimir


O número de pessoas com diabetes deve dobrar nos próximos 20 anos no mundo todo. O alerta é da Organização Mundial da Saúde. No Brasil 8% da população adulta sofre de diabetes e a maioria não controla a doença de forma correta.

A professora aposentada Suzana Sampaio está se recuperando de uma cirurgia nos olhos. Aos 62 anos ela estava perdendo a visão, conseqüência do diabetes descoberto 20 anos atrás. “Não me cuidava porque eu achava que era bobagem, que era coisa boba, que não ia ter grande compromisso, que não ia ter grandes complicações”, conta.

Casos como o da aposentada Suzana são comuns. Foi o que revelou uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo e pela Fundação Osvaldo Cruz em dez grandes cidades brasileiras, entre elas Salvador. O estudo também mostra que 75% dos diabéticos entrevistados não controlam a doença de forma adequada. E o controle é fundamental para retardar e até mesmo evitar complicações graves.

O diabetes é a quarta causa de morte no Brasil e 73% dos diabéticos têm hipertensão. A doença é a principal causa de insuficiência renal e cegueira. Também aumenta em até quatro vezes a chance de a pessoa desenvolver doença coronariana e acidente vascular cerebral. “O diabetes é uma doença que precisa de mudanças de hábitos de vida e de dieta. Isso é difícil de obter. Além disso, tem que usar a medicação com um seguimento muito rigoroso. A gente está chamando a atenção da comunidade médica e dos pacientes para que eles tentem alcançar essas taxas de controle ideal“, diz o pesquisador da Fiocruz Edson Duarte.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/226701/visualizar/