Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 15 de Maio de 2007 às 15:54

    Imprimir


Uma pesquisa do Ministério da Saúde, ainda em andamento, mostra uma porcentagem significativa em relação ao número que jovens que têm hepatite no Centro Oeste.

A coordenadora do Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais, Gerusa Figueiredo, informou há pouco que, na faixa etária entre 5 e 19 anos, a freqüência de hepatite A está entre 33% e 66,5%. O resultado até agora, segundo ela, abrange apenas as regiões Centro-Oeste, Norte e parte da região Sul. A pesquisa ainda não foi concluída nas regiões Sudeste e Norte. No caso da hepatite A, as faixas pesquisadas pelo ministério estão entre 10 e 69 anos.

Gerusa Figueiredo lembrou que a principal forma de se contrair a hepatite A é pela via fecal-oral, ou seja, pela ingestão desse vírus (água, alimentos e de pessoa a pessoa). Segundo ela, a falta de saneamento básico e de higiene são as principais causas da transmissão dessa doença.

A coordenadora também afirmou que houve avanços no combate à hepatite nos últimos anos, mas, em sua opinião, ainda há muito a ser feito.

Ela participa de audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família para discutir o Programa Nacional das Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O evento ocorre no plenário 7.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/227457/visualizar/